Ouvidoria do Ceará é tema de mesa de debates na Semana de Ouvidoria e Acesso à Informação 2017

15 de março de 2017 - 03:00

O evento tem como objetivo promover o debate sobre papel da Ouvidoria e do Acesso à Informação na busca da melhoria contínua dos serviços prestados aos cidadãos 

Com o objetivo de apresentar a experiência da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE/CE) no uso de redes sociais como canais de interação com o cidadão, o coordenador de Fomento ao Controle Social da CGE, Ítalo Brígido, participou na última terça-feira (14), da Reunião Geral das Ouvidorias 2017, realizada em Brasília. O evento é parte da programação da Semana de Ouvidoria e Acesso à Informação 2017, realizada pelo Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU). 

De acordo com o coordenador de Fomento ao Controle Social, é importante que as Ouvidorias compartilhem suas experiências com a finalidade de auxiliar o crescimento do serviço no país. “Poder participar da Semana de Ouvidoria e Acesso à Informação é uma experiência fantástica, principalmente, no intuito de conhecer experiências, novas práticas e sistemas utilizados nas Ouvidorias do Brasil inteiro e levar esse conhecimento para a CGE/CE”, frisou. 

Ainda durante o primeiro dia de evento, foram discutidos os maiores desafios enfrentados pelas Ouvidorias públicas no cenário brasileiro através das mesas de debates: “O papel das Ouvidorias no combate à corrupção”, “Inovação” e “Ouvidoria como instrumento de desburocratização”. 

A Semana de Ouvidoria e Acesso à Informação deste ano traz como principais temas o papel das Ouvidorias no combate à corrupção, os mecanismos inovadores de desburocratização e de interação entre sociedade e Estado e o uso do Direito de Acesso à Informação como instrumento de proteção do Meio Ambiente e dos Direitos Humanos

Seminário Internacional  

Encerrando a Semana, na quinta-feira (16), será realizado o Seminário Internacional de Transparência e Acesso à Informação, que  trará especialistas para discutir o uso do direito de Acesso como instrumento de proteção do Meio Ambiente e dos Direitos Humanos, bem como a relação com a Segurança do Estado. 

Na oportunidade, haverá a assinatura de acordo de cooperação entre o Ministério da Transparência e o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES). O objetivo é ampliar a parceria já existente entre as duas instituições com foco no aperfeiçoamento de mecanismos de transparência e acesso a informações públicas.  

* Com informações do site da CGU 

15.03.2016
Assessoria de Comunicação da CGE – 85 3101.3474
Flávia Salcedo – Coordenadora de Comunicação ( flavia.salcedo@cge.ce.gov.br)
Géssica Saraiva – Assessora de Comunicação ( gessica.saraiva@cge.ce.gov.br)
Camila Lins – Assistente de Publicidade ( camila.lins@cge.ce.gov.br)
Twitter: @ComunicacaoCGE
Facebook: www.facebook.com/CgeCeara