Sistema de Relacionamento com o Cidadão: projeto investe em acessibilidade para deficientes visuais
28 de junho de 2017 - 03:00
O sistema foi apresentado pela primeira vez para cidadãos com deficiência visual no Instituto dos Cegos do Ceará
Visando garantir maior acessibilidade aos cidadãos portadores de deficiência na utilização do novo Sistema de Relacionamento Público com o Cidadão, o Governo do Estado do Ceará, por meio da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) e da Caiena Tecnologia e Design, empresa responsável por desenvolver o projeto, realizou na terça-feira (27), a segunda demonstração pública do sistema, voltada para portadores de deficiência visual.
“Neste primeiro momento, nosso objetivo é permitir que cidadãos com deficiência visual utilizem o sistema pela primeira vez, registrando manifestações de Ouvidoria ou solicitações de informações e apontando possíveis melhorias a serem feitas na plataforma. O sistema visa atender ao Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (eMAG), que prevê recomendações ligadas a acessibilidade nos sites e portais do governo brasileiro, mas nós precisamos garantir que as funcionalidades sejam de fato úteis a esse segmento de usuários”, destacou o articulador da Coordenadoria de Fomento ao Controle Social da CGE, Tiago Peixoto.
Durante o evento de demonstração, os profissionais da Caiena Tecnologia e Design apresentaram o propósito do sistema e seu processo de construção. Ao final da apresentação, os cidadãos foram convidados um a um a atestar a nova plataforma. Após os testes, foi aplicada uma pesquisa de satisfação, onde foi avaliado o desempenho das ferramentas utilizadas.

Para o coordenador de projetos da Sociedade de Assistência aos Cegos e atualmente presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Paulo Roberto Cândido, a demonstração pública foi uma boa oportunidade de apresentar ações desenvolvidas pelo Estado em prol da sociedade.
“É fato que no Brasil o cidadão não tem a característica própria de acompanhar o que está sendo desenvolvido pela União, Estado ou Município no que diz respeito ao serviço público. Então, qualquer processo que se estabelece para que a população como um todo possa ter acesso a informações com maior facilidade e empenho do gestor, eu acho muito positivo”.
“A demonstração do Sistema Público de Relacionamento com o Cidadão se apresenta como um momento muito importante, principalmente pelo fato do sistema está sendo testado dentro de um ambiente como a Sociedade de Assistência ao Cego, onde nós cuidamos da cidadania plena das pessoas que têm deficiência visual. Se o cidadão normal já tem dificuldade de utilizar algumas sistemas e serviços públicos, imagine um deficiente visual”, frisou Paulo Roberto.
28.06.2017
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