Dia Estadual do Auditor de Controle Interno: 14 anos de história

24 de novembro de 2017 - 03:03

Encerrando as homenagens ao Dia Estadual do Auditor de Controle Interno, a auditora Isabelle Camarão conta um pouco sobre sua trajetória até se tornar articuladora da Célula de Auditoria Governamental da CGE

Visando dar suporte para a realização das atividades de auditoria desempenhadas pela antiga Secretaria da Controladoria do Estado (SECON), hoje Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), o Governo do Ceará realizou, em 2004, o primeiro concurso público para auditor de controle interno do Estado. Foi durante a seleção, que contou com três processos convocatórios, que a auditora de controle interno, Isabelle Camarão, viveu um dos momentos mais intensos de sua vida.

“Recordo-me que na época em que o concurso da SECON surgiu, eu fazia pós-graduação em Controladoria na Associação Cearense de Estudos e Pesquisas (ACEP), mesma instituição que realizaria a seleção. Um dos principais motivos pelos quais meu interesse no concurso surgiu. Na época, a carreira de auditor de controle interno não existia ainda no Ceará. Nós só tínhamos conhecimento das atividades desempenhadas pelos auditores de controle externo e controle fiscal. Tudo era novo e incipiente”.

A carreira de auditor de controle interno foi criada em 2003, junto com a então Secretaria da Controladoria do Estado. Antes disso, a atividade de controle interno era executada como parte das atividades do Tribunal de Contas do Estado e da Secretaria da Fazenda, que contavam com equipes específicas de auditores de controle externo e fiscal.

“Não sendo chamada durante a primeira convocação, fiquei no aguardo, pois sabia que a demanda do órgão era de muitos profissionais. Em 2005, recebi uma ligação informando sobre a nova convocação. Neste momento, fiquei angustiada, pois estava no último mês de minha gestação e o período era o mesmo do curso de formação da SECON”.

“Eu rezava muito para que a neném nascesse somente após o fim da capacitação. Mas não se pode ter o controle de tudo. Na penúltima semana do curso, mais exatamente em uma terça-feira, amanheci sentindo dores e entrei em trabalho de parto. Fiquei desesperada, pois eu não podia perder o curso preparatório, era a minha carreira como auditora de controle interno que estava em jogo”.

Em 11 de outubro, Isabelle deu à luz a Maria Clara. Mas sua vontade de se tornar auditora de controle interno era tanta, que ela interrompeu seu resguardo e, com apenas cinco dias de cirurgia, voltou às aulas. “Era a última semana do curso, eu não podia perder. Mesmo recém-operada fui assistir aula. Lembro que sentia dores, o desconforto era grande, os colegas me subiam numa cadeira, os dois lances de escada que davam acesso à sala, eu tinha que passar. Aquela vaga tinha que ser minha”.

Em 22 de maio de 2006, Isabelle Pinto Camarão Menezes foi nomeada para assumir uma das vagas para auditor de controle interno da SECON. Hoje, com 11 anos de carreira, a auditora afirma não se ver exercendo outra atividade.

“Todo o meu processo de admissão foi complicado, mas eu passei. Todo o meu esforço valeu a pena. Avaliando os anos que tenho de carreira como auditora, não consigo me ver em outra posição. Aprendi muito e tenho orgulho do que faço. O controle está em tudo que realizamos, seja nas decisões de vida seja no aspecto profissional. Quando controlamos e monitoramos o processo tudo que se faz tende a melhorar. Foi assim que eu me apaixonei pelo Controle Interno, por sua importância como ferramenta de melhoria contínua de programas, projetos e atividades.

Atualmente o Governo do Estado do Ceará está em crescente evolução no que diz respeito à melhoria na prestação de serviços à população e me sinto extremamente feliz em fazer parte desse processo, oferecendo, como Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado, transparência e controle para a tomada de decisões governamentais e para a boa e regular aplicação dos recursos públicos”, pontuou.

25.11.2017
Assessoria de Comunicação da CGE – 85 3101.3474
Flávia Salcedo – Coordenadora de Comunicação ( flavia.salcedo@cge.ce.gov.br)
Géssica Saraiva – Assessora de Comunicação (gessica.saraiva@cge.ce.gov.br)
Camila Lins – Assistente de Publicidade (camila.lins@cge.ce.gov.br)
Twitter: @cgeceara
Facebook: www.facebook.com/cgeceara