CGE cumpre etapa para implantação do Programa de Integridade

30 de janeiro de 2018 - 10:46 # # #

A formação do Comitê de Integridade da CGE marca o início da execução das atividades relativas ao Programa de Integridade no órgão

Dando mais um passo na implementação do Programa de Integridade do Poder Executivo Estadual, a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) realizou a primeira reunião de seu Comitê de Integridade. A instância colegiada será a responsável pela coordenação da construção, implantação, acompanhamento, e gestão do plano de integridade no órgão. A execução do Programa de Integridade na CGE será atividade piloto para a aplicação nos demais órgãos e entidades do Estado.

“A formação do Comitê de Integridade da CGE marca o início da execução das atividades relativas ao Programa de Integridade no órgão. A CGE será a primeira, e a partir dessa experiência piloto, serão realizados possíveis ajustes do programa que será proposto para as demais entidades do Poder Executivo”, pontuou o secretário adjunto da CGE, Marconi Lemos.

Diagnóstico de Autoavaliação

Como primeira atividade, o Comitê de Integridade da CGE deverá responder o diagnóstico de autoavaliação para identificação e mapeamento dos riscos de integridade mais relevantes do órgão. A partir deste diagnóstico, será construído um plano de ação para trabalhar as fragilidades detectadas.

“Vale ressaltar que o diagnóstico do Programa de Integridade contempla todos os itens apontados no questionário de autoavaliação de controle interno aplicado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). Ao reunir evidências para responder o diagnóstico do Programa de Integridade, o órgão já vai ter evidências para o questionário do TCE”, ressaltou o coordenador de Ações Estratégicas da CGE, Marcelo Monteiro.

Programa de Integridade

O Programa de Integridade do Poder Executivo tem por objetivo sistematizar práticas de controle interno, de gestão de riscos e de governança nos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual.