CGE participa do 1º Fórum de Ouvidoria do ISGH
23 de março de 2018 - 10:25
O evento reuniu ouvidores da Rede Estadual e Municipal de Saúde para debater a importância do serviço de ouvidoria no setor público
Visando fortalecer o papel das ouvidorias públicas no Ceará, a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) participou, nesta sexta-feira (23), do 1º Fórum de Ouvidoria do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH). Durante o evento, a articuladora da Coordenadoria de Fomento ao Controle Social, Larisse Moreira, e o orientador da Célula da Ouvidoria do órgão, Jean Lopes, palestraram sobre a atuação do serviço e sobre o direito de seus usuários.
“Em momentos como esse percebemos como a ouvidoria vem sendo cada vez mais reconhecida e valorizada sobre a sua importância, principalmente quando gestores comparecem e se interessam em aprender mais sobre o assunto, juntamente com os ouvidores”, destacou Larisse Moreira, responsável por ministrar a palestra “Código de Defesa dos Usuários dos Serviços Públicos”.
Já para o orientador Jean Lopes, que debateu o papel da Ouvidoria na qualidade dos serviços públicos, é preciso fortalecer o papel das ouvidorias nas instituições públicas. “São ações como o Fórum do ISGH que nós esperamos que sejam disseminadas pelas ouvidorias setoriais do Estado em suas respectivas instituições. Pois é através da sensibilização dos gestores e servidores, que o serviço pode se fortalecer, sendo reconhecido como um instrumento de qualidade para avaliar as atividades realizadas pela instituição”, frisou.
O 1º Fórum de Ouvidoria do ISGH teve como tema “Atuação das Ouvidorias públicas na garantia da qualidade dos serviços públicos” e contou com participação de membros da Rede de Ouvidoria do Estado, de ouvidores da Secretária de Saúde do Município de Fortaleza, de representantes dos Hospitais e Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) e das Unidades de Pronto Atendimento (UPA).
E mais
Ainda como parte da programação do 1º Fórum de Ouvidoria do ISGH, o orientador da Célula de Ouvidoria da CGE, Jean Lopes, ministrou para os participantes um treinamento na nova plataforma Ceará Transparente, que unificará os atuais Sistemas de Ouvidoria, Acesso à Informação e Transparência do Estado, adequando-o ainda aos padrões internacionais de acessibilidade.