CGE presta contas do processo de desenvolvimento do sistema Ceará Transparente
25 de abril de 2018 - 15:48
A apresentação aconteceu durante a 2ª Reunião de Fomento ao Controle Social do Estado do Ceará
A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) apresentou, nesta quarta-feira (25), um balanço do estágio de produção do sistema Ceará Transparente, plataforma que integrará os atuais sistemas de Ouvidoria, Transparência e Acesso à Informação do Estado. A prestação de contas aconteceu durante a 2ª Reunião de Fomento ao Controle Social do Estado do Ceará, realizada no auditório da Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado (Seplag) e que contou com a participação de ouvidores setoriais e representantes do Serviço de Informação ao Cidadão do Estado.
“O processo de construção do sistema Ceará Transparente foi fracionado em três partes, a primeira voltada para o entendimento das necessidades dos cidadãos, a segunda para a parte de desenvolvimento técnico da plataforma e a terceira com foco no treinamento dos usuários. Basicamente, nós já concluímos todas as fases, porém com a realização da capacitação dos servidores que atuarão na nova plataforma, surgiram algumas alterações e sugestões que irão aprimorar ainda mais o sistema. Com isso, nós estamos refinando a fase de desenvolvimento. Nosso anseio é que em junho deste ano, o cidadão já esteja navegando pelo novo portal”, destacou gerente do projeto e orientador da Célula de Transparência da CGE, Benevides Lôbo.
“A divisão do projeto em três etapas foi fundamental para que nós da CGE, junto à empresa Caiena Tecnologia e Design, pudéssemos construir um sistema participativo, acessível e com um layout mais moderno. Nós também pudemos criar interações entre o Ceará Transparente e as redes sociais. A partir do lançamento do novo sistema, o cidadão vai poder compartilhar dados e informações, como por exemplo contratos e licitações firmadas pelo Estado”, comentou.
2ª Reunião de Fomento ao Controle Social do Estado
Durante a reunião, também foram apresentados os Relatórios de Gestão de Ouvidoria e Transparência relativos ao ano de 2017. Os documentos, apresentados pelos orientadores das Células de Ouvidoria, Transparência e Acesso à Informação da CGE, Jean Lopes, Benevides Lôbo e Paulo da Silva, trazem compilação de dados e informações emitidas pelas setoriais dos órgãos e secretarias estaduais.
Ainda na ocasião, foram apresentados informes relacionados à participação de membros da rede de Ouvidorias em eventos nacionais, como a Semana de Ouvidoria da CGE, Reunião da Rede Nacional de Ouvidorias e 26ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno.