CGE realiza palestra sobre transparência e acesso à informação durante evento da Cagece

21 de maio de 2018 - 14:54 # # #

O Seminário Comunicação Coorporativa, Transparência e Acesso à Informação aconteceu nesta segunda-feira (21), na sede da Cagece

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) participou, na manhã desta segunda-feira (21), do Seminário Comunicação Coorporativa, Transparência e Acesso à Informação, promovido pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). Na ocasião, os orientadores das Células de Transparência e Acesso à Informação do órgão central de controle, Benevides Lôbo e Antônio Paulo da Silva, ministraram a palestra “O acesso à informação pública: um dever legal ou uma oportunidade de melhoria da gestão pública”.

“A cultura de acesso à informação no Estado vem se fortalecendo nos últimos anos, e é necessário que os órgãos e seus servidores estejam preparados para lidar com esse novo cenário, onde o acesso é a regra e o sigilo a exceção. Embora a Cagece tenha sua própria estrutura de atuação dentro do Governo do Estado é importante que os funcionários da Companhia estejam alinhados a essa nova cultura”, destacou o orientador da Célula de Acesso à Informação da CGE, Antônio Paulo.

Já para o orientador da Célula de Transparência e Ética da CGE, Benevides Lôbo, é importante que os órgãos e entidades públicas conheçam as legislações que regem o acesso á informação para garantir um dos direitos básicos do cidadão no exercício de sua cidadania. “A legislação obriga os órgãos e entidades públicas a disponibilizarem informações básicas sobre suas atividades em seus sítios institucionais, informações estas que algumas vezes passam despercebidas pelos gestores e servidores. Daí a necessidade de conhecer a legislação a fundo.”, frisou.

Voltado para diretores, superintendentes, gerentes e assessores da Cagece, o evento contou ainda com realização da palestra “A importância da comunicação e dos porta vozes para as organizações”, da apresentação da Política de Porta Vozes da Companhia e da entrega dos cronogramas de visitas da ouvidoria da Cagece às unidades de atendimento.