CGE se prepara para assumir gerenciamento tecnológico do Ceará Transparente

30 de novembro de 2018 - 11:52

Os profissionais de TIC do órgão receberam treinamento para assumir o controle da ferramenta, visando a manutenção e possíveis inovações tecnológicas

Visando preparar seus profissionais de Tecnologia da Informação para o processo de transição do gerenciamento tecnológico da plataforma Ceará Transparente pela empresa Caiena Tecnologia e Design, a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) encerrou, nesta sexta-feira (30), o treinamento gerencial e de suporte técnico do sistema. A capacitação iniciada no último dia 21 de novembro, aconteceu em virtude do encerramento do contrato de prestação de serviços e consultoria para a construção do sistema.

Para o coordenador de Fomento ao Controle Social da CGE, Ítalo Brígido, a realização do treinamento garantirá à CGE a capacidade de reinventar o sistema. “O Ceará Transparente é um sistema vivo, que estará em constante processo de produção e melhorias. Foi assim que ele foi pensado, para se adaptar as necessidades dos cidadãos e do Estado, seja através de sua interface ou até mesmo novas funcionalidades. Então é importante que nós estejamos preparados para assumir o sistema como um todo”.

Já para o coordenador de Tecnologia da Informação e Comunicação do órgão, Marcos Almeida, o treinamento é peça-chave para garantir a excelência do sistema, além de possibilitar o remanejamento de suas técnicas de construção para a concepção de novas ferramentas produzidas pela CGE.

“Nos próximos dias, a Caiena estará entregando definitivamente a estrutura tecnológica do Ceará Transparente à CGE, assim, é fundamental que nós, como equipe de TIC do órgão, estejamos inteirados sobre tudo o que rege o sistema, desde seus códigos fonte até mesmo a sua estrutura arquitetônica de dados. O treinamento faz-se mais importante ainda pela representatividade que o Ceará Transparente tem tanto para a CGE, como para o próprio cidadão”.

“É importante ainda, frisar que o Ceará Transparente é o que nós temos de mais moderno e tecnológico em termos de sistemas. Assim, tudo o que foi captado por nossos profissionais durante o treinamento, com certeza será utilizado em nossas atividades, sejam elas ligadas a sistemas já existentes ou até mesmo na concepção de novos produtos”, frisou o coordenador.

“O Ceará Transparente foi um projeto desenvolvido com muito carinho e apreço, pois ele vai muito mais de que apenas uma ferramenta de Ouvidoria, Transparência ou Acesso à Informação, ele traz consigo uma cultura de qualidade de desenvolvimento de software que nós acreditamos que podem levar as questões de controle social e de novas tecnologias da CGE a um novo patamar”, ressaltou Eduardo Foster, engenheiro de software da Caiena.

Entenda

Em novembro 2016, a CGE assinou com a empresa Caiena Tecnologia e Design um contrato de prestação de serviços e consultoria para o desenvolvimento do sistema Ceará Transparente. Realizada no âmbito do Programa para Resultados (PforR), a contratação da foi realizada por meio de uma operação de crédito firmada entre o Governo do Estado do Ceará e o Banco Mundial.