SIEC é apresentado durante reunião do COGERF

5 de dezembro de 2018 - 16:21

O sistema entrará em fase de testes, sendo utilizado inicialmente pelo governador Camilo Santana e secretários do Gabgov e Cogerf

Foi apresentado, na tarde desta quarta-feira (05), para membros do Comitê de Gestão por Resultados e Gestão Fiscal – COGERF, o Sistema de Informações Estratégicas de Controle (SIEC), projeto gerenciado pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE). A apresentação teve o objetivo de preparar os gestores para o período de testes da ferramenta, que inicialmente será disponibilizada para o Governador Camilo Santana, e para os secretários do Gabinete do Governador, Planejamento e Gestão, Fazenda, Casa Civil e Procurador Geral do Estado.

“Entre as atribuições da CGE está a disponibilização de ferramentas de controle para os gestores do Estado. O SIEC vem exatamente suprir uma lacuna do cálculo e divulgação de indicadores de controle que são essenciais para a gestão. Nesse primeiro momento, para os membros do COGERF, em breve para os demais secretários”, destacou o secretário de Estado Chefe da CGE, Flávio Jucá.

Responsável por apresentar o sistema, o coordenador de Ações Estratégicas do órgão, Marcelo Monteiro, frisou a importância da ferramenta no processo de tomada de decisões dos gestores públicos. “É importante destacar que o SIEC é acima de tudo uma ferramenta de comunicação, que vai permitir a interação entre os gestores a partir das informações estratégicas de controle disponibilizadas pelo sistema”, pontuou.

Desenvolvido com recursos do contrato firmado pelo Governo do Estado do Ceará com o Banco Mundial, no âmbito do Programa para Resultados (PforR), o SIEC é uma ferramenta tecnológica de agrupamento de dados estratégicos dispersos em sistemas informatizados do Estado.

Após a coleta e agrupamento dos dados retirados dos sistemas corporativos do Estado, o SIEC gera painéis com informações de controle, onde o gestor pode acompanhar de forma tempestiva o resultado das atividades dos órgãos e entidades estaduais. “Utilizando como exemplo os indicadores de gestão fiscal do Estado, onde o gestor poderá acompanhar com mais agilidade as informações, a complexidade do SIEC exigiu um grande esforço da equipe técnica para a integração e automatização dos dados”, apontou o coordenador de Tecnologia da Informação e comunicação da CGE, Marcos Henrique Almeida.