CGE participará da Rede de Observatórios do Estado do Ceará

21 de dezembro de 2018 - 15:25 # #

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE), por sua atuação com o Observatório da Despesa Pública (ODP.Ceará), participará da Rede de Observatórios do Estado do Ceará – REDE OBSERVA-CE, que tem por objetivo fomentar a articulação de observatórios com sede no Estado do Ceará, visando consolidar parcerias na produção e difusão de dados confiáveis, na construção de ações conjuntas que contemplem a circulação do conhecimento produzido pelos observatórios através de projetos a serem efetivados em parcerias futuras.

A iniciativa foi apresentada pelo Observatório de Fortaleza, do Instituto de Planejamento de Fortaleza (IPLANFOR) da Prefeitura Municipal de Fortaleza, que celebrou um ano de funcionamento, na última quinta-feira (20). O equipamento turístico e cultural, localizado na Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza, comemorou também a marca de 12 mil visitantes, se consolidando como um importante espaço de promoção de mais conhecimento sobre a Cidade e sobre as transformações pelas quais vem passando a partir de ações planejadas.

Observatório de Fortaleza – Foto IPLANFOR

“Ao propor a criação da Rede de Observatórios do Ceará, o Observatório de Fortaleza pretende estimular a cultura do trabalho em rede entre os observatórios de maneira a fortalecer um espaço de discussão sobre temas relevantes relacionados às cidades, protagonistas dos maiores problemas da vida urbana, com destaque para superação das desigualdades sociais que desafiam gestores públicos dos mais diversos perfis e a sociedade civil como um todo”, destaca a diretora do equipamento, Cláudia Leitão.

Para o Coordenador de Ações Estratégicas da CGE, Marcelo Monteiro, “a integração do ODP.Ceará à Rede de Observatórios do Ceará permitirá a disponibilização de dados e informações para o fortalecimento das ações de cada um dos partícipes. A atuação em rede, reunindo a administração pública, o setor privado, a academia e a sociedade civil para o compartilhamento de recursos, experiências e estratégias é fundamental para o alcance dos objetivos em benefício da sociedade cearense”.

E mais

A REDE OBSERVA-CE será gerida por uma coordenação e um grupo de colaboradores. Espera-se ainda que a REDE OBSERVA-CE estimule junto às suas ações a colaboração ativa de instituições e entidades da sociedade civil, setor público, técnico, popular e empresarial, assim como a participação de pesquisadores independentes.

O OBSERVATÓRIO DE FORTALEZA funciona na Rua Major Facundo, 584 – Praça do Ferreira – Centro – Fortaleza – Ceará.

*Com informações do Observatório de Fortaleza.