Órgão central de controle interno do Estado completa 16 anos com nova estrutura e desafios

7 de março de 2019 - 16:41 # #

CGE, 16 anos de história, contribuindo para construir um Ceará mais transparente, ético e íntegro

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE) completa 16 anos de criação nesta quinta-feira, 07 de março. Ao longo desses anos, o órgão central de controle interno do Poder Executivo do Estado contribuiu para construir um Ceará mais transparente, ético e íntegro. Atualmente, o Estado do Ceará é reconhecido como modelo de transparência, com nota máxima do Ministério Público Federal, e encabeça os principais rankings relacionados ao cumprimento da Lei de Acesso à Informação.

O Ceará também conquistou, em 2018, o Prêmio Transparência e Fiscalização Pública, concedido pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados. Além disso, com a plataforma Ceará Transparente, que reuniu os sistemas de Ouvidoria, Transparência e Acesso à Informação, o Governo do Estado atingiu mais de 3 milhões de acessos em 2018 e recebeu reconhecimento internacional com o prêmio iF Design Awards. 

Outro destaque que contou com a atuação da CGE, foi o desenvolvimento e a implementação do Programa de Integridade do Poder Executivo do Estado do Ceará. O Programa tem por objetivo sistematizar práticas de controle interno, de gestão de riscos e de governança nos órgãos e entidades estaduais.

Novos Desafios

Olhando para o futuro e procurando a excelência no desenvolvimento de suas competências institucionais, a CGE se apresenta com uma nova estrutura e se prepara para os desafios que surgem com as novas atribuições.

O secretário da CGE, Aloísio Carvalho, comenta sobre esse novo momento do órgão. “Estou de volta à CGE depois de nove anos. Estive aqui quando a CGE incorporou a atividade de Ouvidoria e assumiu novas competências. Tive o prazer de inaugurar a Central de Atendimento Telefônico, a Central 155, em Canindé, e foi neste período ainda que criamos o Portal da Transparência do Poder Executivo”, relembrou. 

“Assim como na minha primeira passagem pelo órgão, estamos assumindo novas competências e enfrentando novos desafios. As atribuições ligadas à macrofunção de Correição, a reestruturação das áreas de Ouvidoria e Auditoria são alguns delas, sempre mantendo o foco na entrega de melhores resultados para a sociedade cearense”, afirmou.

ISO 9001

A CGE é atestada com o Selo de Qualidade ISO 9001:2015, que reconhece o compromisso em gestão da qualidade compatível com os mais altos padrões internacionais de qualidade e gestão. Desde que foi certificada com a ISO 9001 em 2011, tornando-se o primeiro órgão da administração pública direta do país a ter todas as suas áreas certificadas, a CGE vem assegurando, ano após ano, os padrões de exigência com a manutenção da certificação por meio de ações efetivas do Sistema de Gestão da Qualidade.