CGE retoma projeto de educação para o Controle Social nas escolas estaduais

20 de março de 2019 - 16:02 # #

Alunos da Escola de Ensino Médio Branca Carneiro de Mendonça, em Caucaia, receberam a palestra “Caminhos da Cidadania”

Incentivar os jovens a exercerem sua cidadania através do controle social. É com a seguinte premissa, que a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) leva o Projeto Educação Social a escolas de ensino fundamental e médio do Estado. Nesta quarta-feira (20), a palestra “Caminhos da Cidadania” foi apresentada para alunos da Escola de Ensino Médio Branca Carneiro de Mendonça, em Caucaia.

Durante a palestra, que é adaptada para público jovem, os alunos puderam compreender mais sobre as ações do Governo do Ceará no âmbito do controle social, que vem trabalhando fortemente para fomentar a participação da população na gestão pública, e sobre os principais canais de comunicação disponibilizados para dar voz ao cidadão. Ainda como parte das atividades do projeto, os alunos receberam a Cartilha Caminhos da Cidadania, publicação que traz de forma didática conceitos que permeiam o exercício da cidadania.

A próxima escola a receber a palestra será a Escola de Ensino Fundamental e Médio Cel. Osvaldo Studart, em Aquiraz, na quinta-feira (21), às 10h30min.

Saiba mais

O Projeto Educação Social foi lançado em 24 de setembro de 2013, por meio de uma parceria com a Secretaria da Educação do Estado (Seduc), com o objetivo de fomentar a participação social para o fortalecimento da cidadania. Desde sua criação, já foram realizadas 365 palestras, em 186 escolas, capacitando mais de 21 mil alunos. Além disso, foram realizadas palestras de sensibilização para o exercício do Controle Social, contemplando também universidades e ONGs.