Governo do Estado repassa R$85 milhões em recursos financeiros às prefeituras dos municípios cearenses

11 de julho de 2019 - 14:33

O valor corresponde à celebração de 366 convênios firmados por meio do sistema e-Parcerias

O Governo do Estado do Ceará repassou, ao longo do primeiro semestre deste ano, cerca de R$ 85 milhões aos municípios cearenses por meio de convênios. O valor corresponde à celebração de 366 convênios firmados por meio do sistema de parcerias do Estado, o e-Parcerias. Os convênios firmados foram direcionados às áreas da educação, cultura, proteção social, desenvolvimento agrário e administração.

“Avaliando os dados das celebrações no e-Parcerias, verificamos que dos 366 convênios firmados, 179 foram direcionados à cultura, o que representa o repasse de cerca de 5 milhões, voltados para projetos como edital Ceará Junino e edital Ceará da Paixão; e 160 à educação, contabilizando um repasse de cerca de R$ 74 milhões, que tiveram como alvo o transporte escolar de alunos da redes municipais e estaduais de ensino”, destacou o secretário executivo da CGE, Marconi Lemos, que também aproveitou para frisar a importância do sistema de parcerias do Estado.

“O e-Pacerias é um dos sistemas de destaque do Estado, pois é através dele que órgãos e entidades estaduais e prefeituras municipais firmam parcerias para realizarem objetivos em comum, como a execução de projetos e programas em prol da população cearense”.

Para manter o gerenciamento do sistema, a CGE possui uma equipe técnica formada por auditores de controle interno e profissionais de Tecnologia da Informação e Comunicação, que trabalham continuamente com o objetivo de atualizar o e-Parcerias, propondo inovações técnicas e tecnológicas que tornem o sistema mais efetivo e seguro.

Saiba mais

Os dados divulgados pela CGE sobre as transferências de recursos públicos do Estado, por meio do sistema e-Parcerias, estão disponíveis no plataforma Ceará Transparente. Através da ferramenta, é possível pesquisar dados relativos aos convênios e instrumentos congêneres do Estado. Confira no vídeo abaixo: