Ceará Transparente: Nova funcionalidade cidadã do PPA é lançada na 13ª edição da Bienal do Livro do Ceará

22 de agosto de 2019 - 16:56

O lançamento reuniu autoridades estaduais, servidores públicos e membros da sociedade civil

Buscando envolver os cidadãos cearenses no processo de elaboração do Plano Plurianual 2020-2023, o Governo do Estado do Ceará, por meio da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) e da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), lançou, nesta quinta-feira (22), durante a 13ª edição da Bienal Internacional do Livro, uma nova funcionalidade da plataforma Ceará Transparente.  A nova funcionalidade, intitulada “Votação de Estratégias”, visa garantir ao cidadão o direito de opinar nas diretrizes que deverão ser priorizadas pelo Governo em cada eixo de atuação pelos próximos quatro anos.

Presente no evento, o secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da CGE, Paulo Roberto Nunes, destacou a importância de disponibilizar a funcionalidade na plataforma Ceará Transparente. “A construção do PPA é algo muito importante tanto para o Estado como para os cidadãos, pois é um momento de conexão de ideias que irão impactar no futuro do Ceará. E nada mais justo, que essa conexão seja feita por meio da plataforma de controle social do Estado, que é o Ceará Transparente, uma plataforma moldada sobre as necessidades e anseios dos cidadãos”.

Participando também na ocasião, o secretário executivo de Planejamento e Orçamento da Seplag, Flávio Ataliba, aproveitou para frisar a importância da participação social na construção do PPA. “Por mais que os estudos apontem, é fundamental que a própria população nos dê um retorno sobre atuação do Estado em cada uma das regiões do Ceará. Sendo assim, momentos como a construção do PPA são essenciais, até porque são as pessoas que utilizam os serviços e as políticas públicas que estão nos apontando o caminho a ser seguido. Inclusive, ações como estas refletem uma das diretrizes definidas pelo governador Camilo Santana, que é a de manter o diálogo permanente com a população”.

A funcionalidade “Votação de Estratégias” foi disponibilizada pela CGE dentro do módulo “Participação Cidadã”, da plataforma Ceará Transparente e fica aberta ao público até o próximo dia 31 de agosto. A funcionalidade permite que o cidadão, após um cadastro de perfil, busque a sua região de moradia e vote nas estratégias que mais lhe interessarem. As estratégias, por sua vez serão analisadas e após entendimento do Estado comporão o Planejamento Plurianual 2020-2023.

CGE na Bienal do Livro

Ainda dentro da programação da Bienal Internacional do Livro, a CGE promoveu um bate-papo com alunos e professores da Escola Estadual de Ensino Médio Professor Otávio Terceiro de Farias e do Colégio Elohim sobre Gestão Pública Participativa.

“É muito importante que ações como estas que estão sendo realizadas aqui na Bienal do Livro, tornem-se rotina. Os cidadãos, em especial os estudantes, que são o futuro do país, precisam compreender que é preciso acompanhar a gestão dos governantes, pois ela impacta diretamente no dia-a-dia de cada um de nós. Exercer a cidadania é muito mais que apenas votar, é acompanhar o que está sendo feito pelos governantes”, fez questão de frisar o professor de História do Colégio Elohim, Elvis Franklin.