Programa de Integridade: CGE promove capacitação com foco em gestão de risco

1 de outubro de 2019 - 11:26

O curso, que segue até a quarta-feira (02), visa qualificar os servidores estaduais para atuarem no gerenciamento de riscos que possam impactar o Estado no alcance de suas metas e objetivos

Dando continuidade ao processo de implementação do Programa de Integridade do Poder Executivo nos órgãos e entidades estaduais, a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), com apoio da Escola de Gestão Pública do Estado (EGP), está promovendo, nesta terça-feira (01), o curso Gestão de Riscos – ISO 31000:2018. A capacitação tem como objetivo qualificar os servidores dos órgãos pilotos do projeto no que tange a identificação e gerenciamentos de riscos, auxiliando o Governo do Estado no alcance de suas metas e objetivos.

“O Curso de Gestão de Riscos está inserido no contexto da implementação do Programa de Integridade do Poder Executivo, o qual tem como um dos seus objetivos a adoção de práticas sistematizadas de gestão de riscos pelos órgãos e entidades do Executivo. A gestão de riscos se destina a profissionais que criam e protegem valor pra organização”, destaca o secretário executivo da CGE, Marconi Lemos.

“Participam nesta primeira turma auditores da CGE e profissionais convidados da CASA CIVIL, SEPLAG, SPS, SESA e SEMACE. Ao final do curso os participantes serão submetidos a uma prova com 80 questões, das quais precisarão de um mínimo de 75% de acerto, para a obtenção da certificação internacional em gerenciamento de riscos”, explica.

O curso Gestão de Riscos – ISO 31000:2018 possui carga horária de 24h/a e está sendo ministrado pelo Centro de Qualidade, Segurança e Produtividade (QSP).

Confira o conteúdo programático:

– Benefícios e aplicações da Gestão de Riscos;

– Conceitos básicos, termos e definições;

– Introdução à nova ISO 31000: 2018: Escopo, Princípios, Estrutura e Processo de Gestão de Riscos;

– Os Princípios da Gestão de Riscos eficaz e eficiente;

– Componentes da Estrutura de Gestão de Riscos: Liderança e Comprometimento, Integração, Concepção, Implementação, Avaliação e Melhoria;

– Elementos do Processo de Gestão de Riscos: Comunicação e Consulta. Escopo, Contexto e Critérios. Processo de Avaliação de Riscos: identificação de riscos, análise de riscos, avaliação de riscos. Tratamento de Riscos: seleção de opções de tratamento de riscos, planos de tratamento de riscos. Monitoramento e Análise Crítica. Registro e Relato.

 

*Imagem fornecida pela Escola de Gestão Pública do Estado