CGE participa de Seminário Controle Interno e Externo na Administração Pública

18 de outubro de 2019 - 07:55

O evento, que trouxe como tema “Compartilhando Boas Práticas de Cooperação”, visou fortalecer os laços entre órgãos de controle interno e controle externo atuantes no Ceará 

Buscando fortalecer a atuação dos órgãos de controle do Estado e União em exercício no Ceará, a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) participou, na última quinta-feira (17), do Seminário Controle Interno e Externo da Administração Pública, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).  Presente na ocasião, o secretário de Estado Chefe da CGE, Aloísio Carvalho, ministrou a palestra magna do evento, “A cooperação do controle interno e externo e o combate à corrupção”.

“Sou um grande entusiasta desta parceria entre o controle interno e o controle externo, por isso fiquei imensamente feliz quando recebi do conselheiro Edilberto Pontes o convite para participar deste evento. Acredito que os controles podem atuar de forma complementar, dividindo a carga das atividades, evitando assim o desperdício do recurso público”, ressaltou.

Durante a palestra, o secretário da CGE, apresentou um panorama do cenário nacional e internacional no que tange a transparência pública, destacou legislações de suporte no combate à corrupção e apresentou ações do Estado no que tange o controle interno na gestão pública, como atuação da Rede Estadual de Controle Interno da Gestão Pública.

Fortalecimento do controle

Com o tema “Compartilhando Boas Práticas de Cooperação”, o evento teve como objetivo a disseminação de conhecimento e compartilhamento de experiências para cooperação e integração no controle governamental, por meio do controle interno e externo. 

“O controle tem um papel chave na administração pública, principalmente porque nós não administramos o que é nosso, nós administramos o que é do povo, da sociedade como um todo. Sendo assim, esse cuidado precisa ser redobrado. Eventos como este são de grande importância, porque tudo o que não tem controle tende a se degenerar”, fez questão de destacar o  presidente do TCE Ceará, Edilberto Pontes. 

Também presente no seminário, o presidente do Instituto Escola Superior de Contas e Gestão Pública Ministro Plácido Castelo (IPC), Alexandre Fiqueiredo, ressaltou a importância de alinhar os controles.

Aqui no TCE, nós sempre tivemos o sonho de fazer um evento que pudesse integrar o controle externo e o controle interno atuantes no Ceará, porque acreditamos que juntos eles podem ser muito efetivos para sociedade. Ouso dizer até que o controle interno pode ajudar aos cidadãos muito mais que o controle externo, pois atua de forma mais profunda na gestão pública”.

E mais

Ainda marcando a participação da CGE no evento, o secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna, Paulo Roberto Nunes, participou como debatedor no painel “Experiências exitosas de Controladorias nos municípios do Estado do Ceará”. Ele destacou a eficácia nas ações dos órgãos controladores, dos gestores internos, atividades de ouvidoria, que garantem mais transparência ao cidadão cearense.

Durante o painel, foram apresentadas experiências exitosas das Controladorias municipais e estaduais. As palestras foram apresentadas pelos controladores da Assembleia Legislativa, Silvia Helena Vidal; de Fortaleza, Luciana Lobo; de Aracati, Mariana Costa; de Aquiraz, Prof. Dr. Marcus Vinícius Machado; e a controller do Instituto Agropolos do Ceará, Niedja Freires.

Presentes também, acompanhando a programação do seminário e buscando o enriquecimento das atividades de controle interno da CGE, estiveram os auditores de controle interno da CGE George Dantas, Isabelle Camarão, Tiago Monteiro e Carlos Lopes.