Resultados da atividade de controle interno à sociedade são discutidos durante Encontro Estadual de Controle Interno

29 de novembro de 2019 - 16:24

O evento, que aconteceu na sede da FIEC, contou a participação de cerca de 140 pessoas, entre gestores e servidores públicos estaduais e municipais

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) realizou, nesta sexta-feira (29), o XIII Encontro Estadual de Controle Interno. O evento, que reuniu cerca de 140 participantes, dentre gestores e servidores públicos estaduais e municipais, trouxe como tema a garantia de resultados que a atividade de controle interno apresenta ao serviço público e à sociedade cearense.

“O Ceará tem sido reconhecido nacionalmente como um dos estados que mais desponta de forma positiva no que tange a administração pública. Como órgão central de controle interno do Estado, é muito gratificante para nós podermos reconhecer que estes resultados também são fruto de nossas atividades, pois temos atuado tanto como área finalística como área meio na gestão pública do Estado, prezando sempre pela boa aplicação dos recursos públicos”, destacou em sua fala inicial o secretário de Estado Chefe da CGE, Aloísio Carvalho.

Ainda participando da abertura do Encontro, o presidente da Associação dos Auditores de Controle Interno do Estado do Ceará (AACI), Tiago Monteiro, destacou em seu discurso o papel desempenhado pelos auditores de controle interno da CGE nos últimos doze anos. Participaram ainda da abertura, o secretário em exercício do Planejamento e Gestão, Flávio Jucá, e a controladora do Município de Fortaleza, Lucina Lobo.

Homenagens

Como de costume, a CGE homenageou durante o Encontro personalidades com importante relevância para o fortalecimento da atividade de Controle Interno no Estado do Ceará. Este ano, a Medalha de Reconhecimento pela Contribuição ao Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Estadual foi entregue ao secretário-chefe da Casa Civil, Élcio Batista, e ao auditor de controle interno e coordenador de Controladoria da CGE, Marcelo Monteiro.

“É com muita satisfação que eu recebo essa homenagem e aproveito para destacar a importância de eventos como estes, onde o servidor é levado a refletir sobre o seu papel na adminsitração pública. Recentemente, eu estive em Singapura para acompanhar o andamento do serviço público no país e pude ver o quão evoluídos eles estão quanto ao funcionamento da administração pública”.

“Pegando como mote esse caráter de melhorias na gestão pública, eu aproveito para falar do nosso processo de modernização da gestão, por meio da implementação de novas tecnologias. Nosso objetivo é qualificar os servidores estaduais para trabalharem com novas tecnologias, que garantam mais resultados à gestão pública e à sociedade”, destacou Élcio Batista.

Trabalhos

O evento contou com quatro painéis. O primeiro discutiu os Resultados de Políticas Públicas sob a Ótica do Controle na Administração Pública, com a apresentação do coordenador Geral da Plataforma Ceará 2050, Barros Neto, e do professor da Universidade Federal do Ceará, Wagner Andriola.

Para discutir a modernização tecnológica do Estado por meio do Ceará Digital, foram convidados o presidente da Empresa Tecnológica da Informação do Ceará (ETICE), Adalberto Pessoa, e a coordenadora de Gestão Estratégica de Tecnologia da Informação e Comunicação da Secretaria do Planejamento e Gestão (SEPLAG), Evelise Façanha.

Auditoria Baseada em Riscos foi o tema do terceiro painel do dia, com a participação do superintendente Regional da Controladoria-Geral da União no Estado do Ceará, Giovanni Pacelli.

Encerrando o evento, o último painel tratou de Lei Geral de Proteção de Dados e sua relação com o Princípio da Transparência, reuniu o professor do curso de Direito do Centro de Ciência Jurídicas da Universidade de Fortaleza, João Monteiro, e o diretor do Programa Executivo do Gartner Group, Nei Silvério.

Todo material apresentado no evento estará disponível no site da CGE, na página Encontro Estadual de Controle Interno. O Evento foi uma realização da CGE, em parceria com a FIEC e com a Escola de Gestão Pública do Estado (EGP).