CGE inicia diagnóstico organizacional para a construção de Programa de Gestão de Pessoas

28 de fevereiro de 2020 - 14:52

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) iniciou, na tarde da última quinta-feira (27), a primeira etapa de construção do Programa de Gestão de Pessoas da instituição. O programa visa integrar e envolver todas as coordenadorias e assessorias do órgão, trabalhando na implementação de metodologias de captação de recursos profissionais e na capacitação de servidores, a fim de gerar melhores resultados a sociedade por meio de serviços oferecidos pela instituição.

“Esse projeto que estamos iniciando agora é uma mudança de paradigma para a CGE. Nós vamos passar a discutir de uma maneira muito participativa no nosso órgão, ouvindo os nossos profissionais, sejam eles servidores, comissionados ou terceirizados. Eles também nos auxiliarão no processo de percepção do funcionamento de nossos recursos humanos em cada setor da instituição”, explicou o secretário executivo de Planejamento e Gestão da CGE, Paulo Roberto Nunes.

“Essa ação em conjunto com os servidores também é de grande importância por que nos ajudará a reconhecer o perfil técnico de nossos profissionais, nos permitindo assim a elaboração de melhores estratégias para o alcance de nossas metas e objetivos. Este processo também impactará nos serviços que ofertamos aos cidadãos, uma vez que teremos profissionais qualificados”, aproveitou para destacar.

            

Nesta primeira etapa, uma equipe da Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional e Planejamento da CGE junto a consultores do Instituto de Avaliação, Gestão & Educação (IAGEE), trabalharão na construção de um diagnóstico organizacional, que norteará a construção e implementação do programa de forma participativa. O consultor Master e Líder de Desenvolvimento do IAGEE, Marcos Lima, explica um pouco sobre a necessidade de um programa de gestão de pessoas e sobre o andamento da ação na CGE.

“A atividade de gestão de pessoas precisa estar em constante desenvolvimento, uma vez que tanto os profissionais quantos as rotinas das instituições, sejam elas públicas ou privadas, se modificam. No caso da CGE, que já conta com uma área especializada em Desenvolvimento Institucional e Planejamento, nosso objetivo é tornar esse processo mais eficiente e modernizado. Nossa primeira ação será a construção de um diagnóstico de organizacional, que nos ajudará a compreender a rotina de trabalho do órgão e suas principais ações no que tange o gerenciamento de recursos humanos, hoje executado pela Célula de Desenvolvimento de Pessoas”.