CGE realizará auditoria nos indicadores de desempenho do Projeto São José III

3 de março de 2020 - 15:54 # #

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) firmou com a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) um acordo de cooperação técnica. O objetivo da parceria é possibilitar a realização de auditorias nos indicadores de desempenho do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável – Projeto São José III, financiado pelo Banco Mundial, no tocante aos gastos realizados pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).

“Os projetos financiados com recursos do Banco Mundial tem como um dos requisitos, a verificação de que os resultados pretendidos estão sendo alcançados, mediante avaliação feita por uma auditoria externa aos atores envolvidos na operação”, explicou o secretário executivo da CGE, Marconi Lemos.

“O Acordo prevê que a CGE atue como esse ator responsável pela auditoria, o quê já proporciona de imediato uma economia de recursos aos cofres públicos, uma vez que dispensa a necessidade de contratação de uma outra organização. Além disso, os recursos economizados podem ser concentrados para o cumprimento do objeto principal da operação de crédito ou outra ação de fortalecimento da governança pública”, frisou.

O Projeto São José III é uma iniciativa da SDA que tem como foco o fortalecimento da agricultura familiar e o bem-estar das comunidades rurais. O projeto está orçado em cerca de 150 milhões de dólares, sendo 100 milhões financiados pelo Banco Mundial e 50 milhões pelo Governo do Estado do Ceará.

*Com imagens da Secretaria do Desenvolvimento Agrário.