Ceará Transparente e IntegraSUS dão transparência as ações do Governo do Estado no combate à Covid-19

14 de abril de 2020 - 11:41 # # #

Buscando garantir o nivelamento de informações no enfrentamento à pandemia da Covid-19, as plataformas de transparência do Governo do Estado, Ceará Transparente e IntegraSUS, estão trabalhando de forma integrada. Os dois portais contêm páginas específicas ligadas à pandemia, que são alimentados com dados repassados pelos órgãos e entidades do Estado.

“A transparência das informações relacionadas aos gastos governamentais, além de ser um dos pilares da responsabilidade na gestão fiscal, representa hoje muito mais um direito, uma conquista da sociedade, que possibilita e estimula o controle social”, explicou o secretário de Estado Chefe da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), Aloísio Carvalho.

“O fato da CGE disponibilizar isto no formato de dados abertos, abre também um leque de oportunidades para a criação de novas inferências a partir da base disponibilizada. Além do mais, alinhado a isto, a promoção da transparência é uma diretriz de atuação do governador Camilo Santana, que podemos perceber em várias oportunidades de suas falas aos cidadãos e cidadãs cearenses”, ressaltou o secretário.

Ceará Transparente

A página da COVID-19 disponibilizada na plataforma contém três seções especificas. A primeira seção, Despesas, apresenta os recursos aplicados pelo Governo do Estado no combate ao coronavírus. A segunda seção, Legislação, reúne as principais legislações estaduais e federais emitidas em função da pandemia e a terceira seção exibe o Painel Epidemiológico elaborado pela Secretaria da Saúde (Sesa), em que o cidadão encontra dados sobre a situação epidemiológica da pandemia da Covid-19 no Ceará.

“Na página que deixamos disponível ao cidadão, é possível encontrar dados sobre a aplicação dos mais de 220 milhões de reais utilizados pelo Governo do Estado no enfrentamento ao coronavírus. Lá existem informações sobre a compra de material hospitalar e farmacológico, além da locação de equipamentos médico-hospitalares, como eletrocardiógrafo e monitores de transporte”, destacou o secretário.

Acesse: https://cearatransparente.ce.gov.br/