CGE capacita técnicos da SESA para a realização de compras e contratações emergenciais durante o enfrentamento à COVID-19

6 de maio de 2020 - 16:21

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) ministrou, nesta quarta-feira (06), por meio de videoconferência, o curso “Compras e contratações emergenciais durante o enfrentamento à pandemia da COVID-19”. A capacitação foi direcionada para aos profissionais da Secretaria da Saúde (SESA), atuantes nas áreas de controle interno, execução orçamentária e financeira, logística, assessoria jurídica e áreas finalísticas responsáveis pelas especificações de produtos adquiridos pela instituição.

Diante da situação emergencial decorrente da pandemia, é importante que os servidores dos órgãos estejam capacitados quanto ao procedimento excepcional de contratação pública a ser adotado no período de emergência estadual em saúde e a identificação dos possíveis riscos do processo de contratação, para que possam atuar com mais segurança e da forma mais célere possível, frente às situações em que possivelmente nunca se depararam.

Durante a videoconferência, os auditores de controle interno da Coordenadoria de Auditoria Interna da CGE, Kassyo Modesto e Kelly Barbosa, orientaram os técnicos da SESA quanto às alterações realizadas nas legislações estaduais durante o período de enfrentamento à pandemia, à identificação e mitigação dos principais riscos do processo de compras e, ainda, à documentação necessária para a instrução processual na contratação pública excepcional.