CGE inicia auditoria interna nos benefícios sociais concedidos pelo Estado em função da pandemia da COVID-19

13 de julho de 2020 - 14:15

Buscando contribuir para que os benefícios sociais concedidos pelo Estado no período da pandemia sejam distribuídos às famílias em situação de maior vulnerabilidade social, a Controladoria e Ouvidoria Geral (CGE) iniciou mais uma atividade de auditoria interna. Nesse primeiro momento a atividade tem como foco a concessão do benefício Vale-Gás Social.

“Tendo em vista que o programa social de distribuição de gás tem como objetivo amenizar os impactos sociais decorrentes da Covid-19 para as famílias cadastradas no Cartão Mais Infância, no Programa Superação e no Cadastro Único para programas sociais do governo federal, a equipe de auditoria irá atuar verificando a regularidade da seleção das famílias beneficiadas a partir dos critérios estabelecidos por Lei”, explicou a coordenadora de Auditoria Interna da CGE, Ana Luíza Cruz.

A equipe de auditoria levantou as legislações pertinentes, identificou as bases de dados utilizadas para a seleção dos beneficiários e elaborou a Matriz de Planejamento. Nesta etapa são construídas as diretrizes de atuação da auditoria e a metodologia de trabalho, possibilitando que a execução da atividade seja efetuada de forma rápida e assertiva.

Para a realização da atividade, técnicos da Coordenadoria de Auditoria Interna da CGE contarão com o apoio de profissionais do Observatório de Despesas Públicas do Ceará (ODP. Ceará). O objetivo da parceria é possibilitar o cruzamento dos dados dos beneficiários do vale-gás com outros dados extraídos dos sistemas corporativos do Estado.