CGE apresenta processo de implantação do Programa de Integridade do Poder Executivo

25 de agosto de 2020 - 09:07

Buscando fortalecer o Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Estadual, a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), apresentou, na tarde da última segunda-feira (24), o processo de implantação do Programa de Integridade nos órgãos e entidades estaduais. A apresentação foi realizada durante a 12ª edição do Encontro de Integração do Controle Interno, que reuniu assessores e auditores de controle interno.

Responsável por abrir a reunião o secretário executivo, Marconi Lemos, destacou a importância do Programa de Integridade para a administração pública. “Este é um dos programas mais importantes que temos na CGE, pois ele busca fortalecer as instituições públicas para o alcance dos seus objetivos estratégicos e para a entrega dos resultados esperados pela população, tudo isso de forma regular, eficiente e transparente”.

A implantação do Programa de Integridade será iniciada a partir do mês de setembro, contemplando 10 órgãos e entidades, estando definida inicialmente a CGE. O coordenador de Controladoria da CGE, Marcelo Monteiro, explica como será realizada a implantação.

“O Programa de Integridade visa contribuir com a gestão dos órgãos e será implantado inicialmente em 10 unidades do Poder Executivo até o final de 2020. A definição dos órgãos terá como critérios a participação no projeto piloto e o resultado do mapeamento de riscos elaborado pela CGE. Durante a implantação a equipe técnica da Célula de Harmonização e Orientação da CGE dará o suporte permanente aos membros dos Comitês de Integridade.”

Saiba mais

Na Fase 1 de implantação do Programa de Integridade, a CGE irá aplicar o diagnóstico de integridade, contemplando as seguintes áreas:

– Gestão Estratégica

– Mapeamento e Padronização de Processos

– Gestão de riscos

– Gestão de Recursos Humanos

– Gestão Patrimonial

– Gestão de Tecnologia da Informação

– Controle Interno e Ouvidoria

– Transparência Pública e Comunicação

– Aplicação do Código de Ética e Conduta

– Ações Anticorrupção, de Prevenção e de Combate a Fraudes e Responsabilização Administrativa

Clique aqui para acessar a apresentação