CGE apresenta resultado da atualização de seu Planejamento Estratégico 2015-2022

10 de setembro de 2020 - 14:15

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) promoveu, na manhã desta quinta-feira (10), um evento reunindo seus servidores e colaboradores para a apresentação do resultado oficial da atualização do Planejamento Estratégico (PE) do órgão para o período de 2015 a 2022. A atualização do documento buscou adaptar os projetos e objetivos estratégicos da CGE para os próximos dois anos, tomando como base a reestruturação pela qual o órgão passou no último ano de 2019.

Responsável por abrir o evento, o secretário de Estado Chefe da CGE, Aloísio Carvalho, destacou a importância da revisão do Planejamento. “Este processo de atualização que estamos finalizando agora, é algo que se faz extremamente necessário ao bom desempenho de qualquer instituição, seja ela pública ou privada, que almeje o sucesso e o reconhecimento de suas atividades pela sociedade”.

Presente também na ocasião, o secretário executivo do órgão, Marconi Lemos, reforçou a importância da atualização do PE. “O Planejamento Estratégico da CGE foi construído em 2014, em um cenário diferente do que temos atualmente, quando já estamos trabalhando fortemente de forma colaborativa, lidando com uma pandemia que vem afetando gravemente o cenário mundial nas mais diversas áreas e exigindo dos gestores públicos respostas ágeis, transparentes e efetivas na prestação dos serviços públicos”.

“Sendo assim, a atualização do documento é importantíssimo para que possamos alinhar nossos objetivos como Órgão Central de Controle Interno do Poder Executivo desta nova realidade, sempre buscando novas formas de atuação, novas tecnologias para qualificar a aplicação dos recursos públicos”, finalizou o secretário executivo.

Processo de atualização

A revisão do Planejamento Estratégico da CGE 2015-2022 foi realizada com o apoio da Célula de Modernização da Gestão do Estado (Comge), que disponibilizou uma equipe específica para gerenciar as atividades. Presente durante o evento de apresentação dos resultados do processo, a coordenadora da Célula, Vanessa Arrais, falou sobre a parceria.

 “Só tenho a agradecer a CGE por ter nos dado a oportunidade de participar deste processo tão rico, que foi a atualização do Planejamento Estratégico do órgão. Não foi um trabalho fácil, principalmente tendo em vista todas as adversidades que vivemos em virtude da pandemia da Covid-19. Pela primeira vez, nós tivemos que trabalhar com um modelo inteiramente virtual, mas ficamos extremante satisfeitos com o resultado do trabalho realizado”.

A apresentação da atualização do Planejamento Estratégico da CGE e seus resultados foi realizada pelo analista de Gestão Pública e orientador da Célula de Gestão por Processos da Comge, Ricardo Santos. O orientador, que foi o responsável por facilitar o processo de atualização, apresentou as alterações realizadas na Cadeia de Valor do órgão, em sua Matriz SWOT, na caracterização do negócio da CGE e ainda em seus objetivos, projetos estratégicos e indicadores de desempenho.

Próximos passos

Com a finalização do processo de atualização do Planejamento Estratégico, a CGE irá elaborar uma portaria, oficializando o documento por meio de publicação no Diário Oficial do Estado (D.O.E). “Assim que publicado nós iniciaremos o plano de execução, que conta com a realização de ações específicas por cada uma das áreas que compõem a CGE, para a realização de nossos projetos e para o alcance de nossos objetivos estratégicos”, explicou o secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da CGE, Paulo Roberto Nunes.