Canais de controle social do Estado auxiliam os cidadãos durante a pandemia

30 de dezembro de 2020 - 09:08 # # #

Em meio ao enfrentamento à pandemia do Coronavírus, o Governo do Estado do Ceará investiu no aprimoramento de seus serviços de Ouvidoria e Transparência. As ações tiveram como objetivo atender aos cidadãos, garantindo o acesso a informações de qualidade e de forma tempestiva. 

Cidadãos em primeiro lugar

Reconhecendo a Central de Atendimento Telefônico 155 como um dos principais canais de comunicação do cidadão com o Governo do Ceará, a CGE preparou os atendentes do call center para o atendimento ao cidadão durante a pandemia.

Em parceria com a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), a CGE realizou treinamento para que os atendentes da Central de Atendimento 155 fornecessem informações e orientações acerca dos benefícios sociais concedidos pelo governo em decorrência da pandemia, tais como: vale gás e vale alimentação aos estudantes de escolas públicas estaduais.

Outra ação para melhorar o atendimento ao cidadão foi em parceria com a Secretaria de Saúde, na transferência de ligação direta da Central de Atendimento 155 para o número do Plantão Coronavírus nos casos em que o cidadão precisasse de atendimento médico ou psicológico, além da possibilidade de fornecer respostas às manifestações de ouvidoria e de solicitação de informação via WhatsApp, como forma de tornar mais célere o retorno ao cidadão.

Ceará Transparente

Com o intuito de identificar e agilizar o atendimento das manifestações relacionadas à Covid-19 pelo Ceará Transparente, foi criado um item próprio para o cidadão escolher no momento do registro da manifestação de ouvidoria. Além disso, a CGE disponibilizou um painel estatístico específico sobre as manifestações de ouvidoria registradas no Ceará Transparente.

Nesse painel podem ser realizados filtros por assunto, por órgão e tipos de manifestação de ouvidoria (reclamação, elogio, sugestão, solicitação e denúncia).

Ranking de Transparência

Vale ressaltar ainda, que o Ceará foi avaliado com pontuação máxima em transparência nas contratações emergenciais para o enfrentamento à pandemia da Covid-19, duas vezes consecutivas, ficando em primeiro lugar no Ranking divulgado pela Transparência Internacional Brasil.

Entre os destaques nas melhorias para promover a transparência das informações, está a disponibilização de uma página específica com as principais informações relacionadas ao enfrentamento da pandemia e de um mapa demonstrativo dos investimentos realizados pelo Governo do Ceará por região. Ao todo, o Estado já investiu mais de 948 milhões em ações e iniciativas voltadas para o enfrentamento à pandemia da Covid-19.