CGE reinicia as atividades dos Encontros de Integração do Sistema de Controle Interno

2 de fevereiro de 2021 - 15:12

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) realizou, na tarde desta terça-feira (02), mais uma edição do Encontro de Integração do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Estadual.

A primeira reunião do ano de 2021 trouxe como pauta a realização dos diagnósticos do Programa de Integridade do Poder Executivo Estadual, informações sobre a implantação dos limites financeiros anuais, as orientações do COGERF para a manutenção do controle das despesas do Estado e ainda os resultados da Resolução COGERF nº 07/2020.

Na abertura, o secretário executivo da CGE, Marconi Lemos, falou da importância dessa aproximação entre a CGE e os Assessores de Controle Interno e Ouvidoria, ressaltando que neste primeiro semestre serão realizadas as atividades para a apresentação das contas de gestão ao TCE/CE, o que exigirá uma interação constante.

O coordenador de controladoria da CGE, Marcelo Monteiro, informou que a meta da CGE para o ano de 2021 é realizar 30 diagnósticos do Programa de Integridade nos órgãos e entidades. “Após a assinatura do termo de compromisso e a composição dos Comitês de Integridade nos órgãos, a CGE irá aplicar o questionário do diagnóstico, que contempla 54 assertivas, abrangendo, inclusive, os itens do formulário de autoavaliação do controle interno disponibilizado pelo TCE no Sistema Ágora”.

Sobre as orientações do COGERF, foi ressaltado que o momento ainda exige cautela, com a necessidade do controle dos gastos para a manutenção do equilíbrio financeiro, devendo-se observar os limites financeiros já implantados. Quanto aos resultados da Resolução COGERF nº07/2020, foi destacada a redução de 6,95% nas principais despesas no período de maio a dezembro de 2020, em comparação com o mesmo período de 2019, com impacto da ordem de R$171,7 milhões.

Os Encontros de Integração têm como objetivo alinhar ideias e ações voltadas para o papel das Assessorias de Controle Interno e Ouvidoria na estrutura organizacional dos órgãos e entidades estaduais. Em 2021 serão realizadas reuniões quinzenais para o compartilhamento de informações e boas práticas de gestão no aperfeiçoamento do controle interno dos órgãos e entidades do Poder Executivo.