CGE promove curso básico de Ouvidoria

8 de março de 2021 - 16:20

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) está promovendo, de 08 a 12 de março, o Curso Básico de Ouvidoria 2021. O objetivo é qualificar os profissionais quanto à atuação do Sistema Estadual de Ouvidoria e sobre a participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública.

Participam da capacitação ouvidores setoriais, assessores de Controle Interno e Ouvidoria, membros das Ouvidorias Setoriais dos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual e a equipe da Coordenadoria de Ouvidoria da própria CGE.

“A CGE, enquanto coordenadora da Rede de Ouvidorias, por meio da Coordenadoria de Ouvidoria, tem o propósito de manter o alinhamento técnico entre todos os profissionais que atuam na rede”, fez questão de destacar o articulador de Ouvidoria da CGE, Jean Lopes, que também é responsável por ministrar a capacitação.

“O modelo de gestão em rede possibilita adotar um plano de capacitação para contemplar todos os perfis de profissionais que atuam na nossa rede, desde os que acabaram de ingressar até os mais experientes. O objetivo principal dessas qualificações é fortalecer a atuação no âmbito do Sistema Estadual de Ouvidoria”, destacou.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:  

– Histórico das Ouvidorias e Arcabouço legal;

– Espaços de Cidadania e Participação Cidadã;

– Decreto nº. 33.485/2020 e IN nº.01/2020, regulamentam o Sistema Estadual de Ouvidoria;

– Lei nº. 13.460/2017 – Defesa do Usuário do Serviço Público;

– A Estrutura ideal de uma Ouvidoria (Física e Organizacional);

– Tipos de Manifestação;

– Tratamentos de manifestações;

– Importância da Qualidade da Resposta/Linguagem Simples;

– Portaria nº.  52/2020, tratamento de Denúncias ;

– Técnicas de Mediação de conflitos;

– Indicadores de Ouvidoria;

– Relatórios.