CGE divulga Plano Anual de auditoria para o exercício de 2021

13 de abril de 2021 - 11:23

64 unidades entre órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual compõem o universo auditável em 2021

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) aprovou o Plano Anual de Auditoria 2021. O Plano indica o universo de unidades auditáveis, bem como a natureza das auditorias e outras atividades a serem executadas pela Coordenadoria de Auditoria Interna.

A execução das atividades de auditoria está sob a responsabilidade dos auditores de controle interno lotados na Coordenadoria de Auditoria Interna. A Portaria CGE nº 07, de 05 de fevereiro, que aprova o Plano de 2021, foi publicada no Diário Oficial do Estado de 09 de fevereiro.

A Coordenadora de Auditoria Interna da CGE, Ana Luiza Cruz, explica um pouco sobre a importância do plano: “O documento representa o planejamento das nossas atividades a serem desenvolvidas ao longo do ano. Auditorias de desempenho, de regularidade, auditorias especializadas em obras públicas e serviços de engenharia, bem como os trabalhos de assessoramento e apoio às Assessorias de Controle Interno e Ouvidoria dos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual”.

Como é desenvolvido o Plano de Auditoria Interna?

O planejamento das atividades é elaborado com base em fatores de risco, a partir de critérios de materialidade, relevância, oportunidade e risco, por meio de variáveis qualitativas e quantitativas, como orçamento, áreas estratégicas, serviços essenciais, programas prioritários, manifestações de ouvidoria, trilhas de auditoria, trabalhos de auditoria já realizados, dentre outras, com vista a selecionar objetos de auditoria mais relevantes para o governo e a sociedade.

“Com a mudança das organizações públicas ao longo dos últimos anos, onde se busca cada vez melhores resultados e desempenho de serviços públicos, parte do planejamento das atividades de auditoria interna leva em consideração os objetivos estratégicos dos órgãos e entidades do Poder Executivo, delineados nos seus macroprocessos e processos, de forma a auxiliar as organizações no alcance de seus objetivos, fortalecendo o sistema de governança, a gestão de risco e os controles internos”, explica a coordenadora.

Clique aqui para saber mais sobre o Plano Anual de Auditoria 2021.