Monitoramento do CAUC é apresentado durante Encontro de Integração do Sistema de Controle Interno

11 de maio de 2021 - 15:53

Foi realizado, na tarde desta terça-feira (11), mais um Encontro de Integração do Sistema de Controle Interno do Estado. A reunião, promovida pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), teve como objetivo apresentar o processo de monitoramento do Serviço de Informações sobre Requisitos Fiscais – CAUC. Participaram na ocasião, representantes das Assessorias de Controle Interno e Ouvidoria dos órgãos, secretarias e entidades e auditores das empresas estatais do Estado.

Durante a apresentação, o auditor de controle interno da Célula de Informações de Controle da CGE, Ítalo Brígido, explicou detalhes sobre o CAUC, abordando as legislações estaduais que regem o processo de monitoramento, os Itens de regularidade e as responsabilidades pela manutenção da regularidade relatório.

“É muito importante o papel dos que atuam no controle interno dos órgãos e entidades principalmente no aspecto preventivo, para evitar a anotação no CAUC, como o monitoramento do prazo de vencimento de algumas certidões, por exemplo, bem como sua articulação com as áreas administrativo-financeira e jurídica quando ocorre a anotação, de forma que a baixa aconteça o mais rápido possível”, frisou o auditor.

Clique aqui para conferir a apresentação.

Entenda

O CAUC é um serviço que disponibiliza informações acerca da situação de cumprimento de requisitos fiscais necessários à celebração de instrumentos para transferência de recursos do governo federal, pelos entes federativos, seus órgãos e entidades, e pelas Organizações da Sociedade Civil (OSC). 

* Com informações da Secretaria do Tesouro Nacional.