CGE apresenta resultado do Diagnóstico de Integridade da Sedet

23 de novembro de 2021 - 14:26

Com a conclusão do Diagnóstico de Integridade, a CGE irá orientar os membros do Comitê de Integridade quanto ao processo de elaboração do Plano de Integridade

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) avançou em mais uma etapa da implementação do Programa de Integridade do Poder Executivo do Estado do Ceará na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Estado (Sedet). Na manhã desta terça-feira (23), representantes dos dois órgãos estiveram reunidos para a apresentação do resultado do Diagnóstico de Integridade da Sedet.

A implementação do Programa de Integridade na Sedet com o apoio da CGE tem proporcionado momentos enriquecedores para ambas as organizações, como foi o caso da reunião de hoje. Tivemos um construtivo debate com membros das equipes técnicas e da gestão sobre pontos de aperfeiçoamento dos processos organizacionais. São momentos como esses que nos dão ânimo, pois são indicadores de que estamos no caminho certo para a construção de instituições fortes, cumpridoras de sua missão e que gozem de credibilidade junto à sociedade”, fez questão de destacar o secretário executivo da CGE, Marconi Lemos, presente na reunião.

A reunião contou com a participação do secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da Sedet, Sergio Cavalcante, dos membros do Comitê de Integridade da Sedet, além da equipe da Coordenadoria de Controladoria da CGE, responsável por implementar o Programa de Integridade.

Estamos num momento muito bom na Sedet, favorecendo a adesão ao Plano de Integridade. Isso vai virar um Plano de Ação e será monitorado mensalmente em nossas reuniões de Comitê Executivo, contribuindo assim para uma gestão mais eficiente e segura”, afirmou o secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da Sedet, Sérgio Cavalcante.


O coordenador da Assessoria de Controle Interno e Ouvidoria da Sedet, Vilanevy Gomes, também falou sobre a importância do programa para o órgão. “É uma grande oportunidade para a Sedet seguirmos esse Programa de Integridade. Como disse nosso secretário Maia Júnior, a partir dessa adesão vai ficar ainda mais fácil vender o Ceará para investidores, pois sabemos que qualquer empresário se sente mais seguro em investir num ambiente íntegro, que segue todas as normas e legislações
.

Próxima etapa

Com a identificação do percentual de aderência de cada componente avaliado no Diagnóstico de Integridade, será possível priorizar as fragilidades e oportunidades de melhoria que serão tratadas no Plano de Integridade.

A CGE irá orientar os membros do Comitê de Integridade quanto ao processo de elaboração do Plano de Integridade. Ainda será realizado um treinamento com os membros do Comitê de Integridade da setorial para a utilização da ferramenta eletrônica que irá dar suporte à execução e acompanhamento do Plano de Integridade.