CGE promove seminário técnico com foco no Modelo de Capacidade de Auditoria Interna

9 de dezembro de 2021 - 14:36

 

Participam da capacitação servidores e auditores interno governamentais das Unidades de Auditoria Interna das Estatais do Estado, da Sesa e CEE

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) está promovendo, nesta quinta (09) e sexta-feira (10), o seminário “Modelo IA-CM e Referencial Técnico da Atividade de Auditoria Interna Governamental – padrões e boas práticas de convergência internacional da Auditoria Interna no âmbito do Poder Executivo Estadual”.

De acordo com o instrutor do seminário, o auditor de controle interno Wescley Silva, a CGE vem fortalecendo sua atuação próxima aos órgãos e entidades do Poder Executivo, disseminando conhecimentos, boas práticas e experiências relacionadas às funções do sistema de controle interno.

“Esse seminário é uma forma de fomentar a integração e harmonização da função de auditoria interna governamental no âmbito do Poder Executivo Estadual, em linha com as normas e boas práticas nacionais e internacionais da atividade”, explicou.

“Oportunidade para que possamos debater com as unidades de auditoria interna das estatais, temas e experiências  relacionadas à atividade de auditoria interna, de forma que a atuação dessas unidades possa auxiliar as organizações das quais fazem parte a entregarem melhores produtos e serviços a sociedade”, finalizou.

O seminário tem como objetivo disseminar o IA-CM como modelo universal de avaliação da capacidade da Auditoria Interna, bem como apresentar o Referencial Técnico da Atividade de Auditoria Interna Governamental como instrumento de convergência da atividade com as normas, modelos e boas práticas internacionais no âmbito do Poder Executivo Estadual.

Saiba mais

O IA-CM é atualmente a ferramenta estratégica recomendada aos membros do Conselho Nacional de Controle (Conaci), com o objetivo de fortalecer a atividade de auditoria interna governamental no Brasil, mediante a parceria instituída desde 2014 entre o Conaci e o Banco Mundial (World Bank).

O Referencial Técnico posiciona-se como um instrumento de convergência das práticas de auditoria interna governamental exercidas no âmbito do Poder Executivo Estadual com normas, modelos e boas práticas internacionais e com o Programa de Integridade do Poder Executivo Estadual, que dispõe sobre a sistematização de práticas relacionadas à governança, gestão de riscos e controles internos no Poder Executivo Estadual.