Relatório de Gestão de Ouvidoria 2021 é apresentado na Rede de Controle Social do Estado

20 de abril de 2022 - 16:02

Na ocasião, também foi apresentado o Plano de Capacitação 2022 para os profissionais que atuam nas Ouvidorias do Estado

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) realizou, nesta quarta-feira (20), a segunda reunião da Rede de Fomento ao Controle Social do Estado. Na ocasião, o órgão coordenador da Rede apresentou detalhes do Relatório de Gestão de Ouvidoria 2021 e do Plano de Capacitação 2022 para os profissionais que atuam nas Ouvidorias do Estado.

“É sempre uma alegria participar das reuniões desta Rede tão importante para o aprimoramento da administração pública e para a garantia dos direitos dos cidadãos. Sempre faço questão de destacar o papel que estes profissionais têm para o bom funcionamento do Estado, pois a Ouvidoria não é apenas um canal de comunicação, ela é também um termômetro de qualidade dos serviços prestados à população”, fez questão de ressaltar o Secretário Executivo da CGE, Marconi Lemos.

Atividades

Responsável por gerenciar a Rede de Ouvidorias do Estado, a CGE apresentou detalhes do Relatório de Gestão de Ouvidoria do Estado do ano de 2021. Ao todo, foram registradas 93.012 manifestações, entra 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2021, sendo 55.192 reclamações, 22.111 solicitações, 10.335 elogios, 5.907 denúncias e 1.467 sugestões.

Outro assunto apresentado na reunião, foi o plano de capacitações proposto para os profissionais atuantes nas unidades de Ouvidoria do Estado ao longo do ano de 2022. O documento apresentado pela orientadora da Célula de Gestão de Ouvidoria da CGE, Thaís Holanda, dispõe sobre cursos, oficinas e palestras com foco no aperfeiçoamento do atendimento aos cidadãos e na atuação das próprias setoriais.

Ainda durante o evento, o coordenador de Cidadania da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Tadeu Lustosa, apresentou detalhes dos projetos e programas da pasta para garantir o direito da população ao acesso à cidadania. Ainda foram apresentadas boas práticas em ouvidoria desenvolvidas pela setorial do Metrô de Fortaleza (Metrofor), com a Semana da Gentileza.

Clique aqui para conferir as apresentações.