EnglishFrenchPortugueseSpanish
EnglishFrenchPortugueseSpanish

CGE promove o XVI Encontro Estadual de Controle Interno

9 de novembro de 2022 - 16:46

O evento contou com a participação cerca de 300 profissionais do controle interno em diversas esferas e instituições

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) realizou, nesta quarta-feira (09), o XVI Encontro Estadual de Controle Interno. O evento, que teve como tema “Controle Interno Conectando Redes em Ambientes Complexos”, contou com a participação de cerca de 300 profissionais, dentre gestores e servidores públicos ligados às atividades de controle interno e ouvidoria no país.

Participaram da abertura do evento, o secretário executivo de Acompanhamento de Projetos Especiais, Flávio Jucá, que representou a governadora Izolda Cela na ocasião, a secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba, o presidente do Conselho Nacional de Controle Interno, Rodrigo Fontenelle, o analista de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado, Carlos Nascimento, e a secretária Chefe da Controladoria e Ouvidoria Geral do Município de Fortaleza, Christina Machado.

Homenagens

Marcando a programação anual do evento, a CGE realizou a entrega da Medalha de Reconhecimento pela Contribuição ao Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Estadual para a auditora de controle interno do órgão, Ana Luiza Cruz.

A escolha da profissional como homenageado em 2022, se deu em virtude da realização da ação “Implementação do Modelo de Capacidade de Auditoria Interna – IACM, para o Setor Público, na CGE”.

Trabalhos

Dando início aos trabalhos do evento, foi realizada a palestra magna “Redes e Ambientes Complexos”, ministrada pela doutora em filosofia, Viviane Mosé, e pelo mestre em controle de gestão, Renato Trisciuzzi, “A gestão pública só é eficiente quando todos controlam, por isso é preciso estabelecer sistemas de distribuição de controle, e é aí que aparecem as redes. Mas é preciso entender que as redes, por se tratarem de ambientes de compartilhamento compostos por diversos agentes, são extremamente complexas”.

O evento ainda contou com a realização de três painéis expositivos. O primeiro, intitulado Análise de dados e inovação, contou com palestras da gerente de produto do Laboratório Íris, Mariana Gonçalves, e do coordenador do Núcleo de Ações de Ouvidoria e Prevenção da Corrupção da CGU/CE.

Já no painel Atuação em Rede, participaram expondo as experiências de suas instituições, a controladoria da Assembleia Legislativa do Estado, Sílvia Vidal, o controlador-geral do Município de Sobral, Cézar Pinheiro, e o controlador-geral do Município de Caucaia, Roberto Vieira.

Encerrando o evento, palestraram no painel Boas Práticas de Controle Interno, o controlador-geral do Município de Sobra, Daniel Falcão, o coordenador de Controladoria da CGE, Marcelo Monteiro, e o auditor de controle interno também da CGE, Nauber Góis.

*Imagens da Ascom/CGE e do fotógrafo George Braga.