EnglishFrenchPortugueseSpanish
EnglishFrenchPortugueseSpanish

CGE ministra capacitação sobre Modelo IA-CM para a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

23 de janeiro de 2023 - 15:58

Auditores da Controladoria e Ouvidoria do Estado do Ceará, Ana Luiza Cruz, Emiliana Leite e Wescley Silva ministram, na semana dos dias 23 a 26 de janeiro, capacitação para técnicos da Controladoria da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará sobre Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM), a partir da experiência do órgão central de controle interno do Poder Executivo do Estado, na implantação do Modelo.
A capacitação faz parte do projeto da Assembleia Legislativa para implantar o modelo IA-CM, com vistas a fortalecer sua auditoria interna.

O QUE É O IA-CM?

O Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM) para o setor público é uma metodologia internacionalmente reconhecida que visa possibilitar a identificação dos elementos necessários para uma auditoria interna efetiva, de modo a fornecer um plano sequencial, lógico e evolutivo para o desenvolvimento da auditoria.

O IA-CM é atualmente a ferramenta estratégica recomendada aos membros do Conselho Nacional de Controle (Conaci), com o objetivo de fortalecer a atividade de auditoria interna governamental no Brasil, mediante a parceria instituída desde 2014 entre o Conaci e o Banco Mundial (World Bank).