CGE e PM se reúnem para reunião de busca conjunta de soluções da Auditoria Interna de Desempenho

7 de março de 2023 - 12:40

Equipe da CGE se reuniu, na última quinta-feira (02/03), com a gestão da PM para apresentar, em caráter preliminar, os resultados da auditoria interna de desempenho no processo de policiamento ostensivo geral motorizado, e também debater e validar as recomendações, visando encontrar soluções conjunta com os gestores do órgão para otimização do processo.
Estiveram presente na reunião o comandante-geral da polícia militar, coronel Klênio Savyo, o Secretário Executivo da CGE, Marconi Lemos, e o Subchefe do estado-maior, Coronel Jorge Costa.
Participaram também da reunião pela CGE os auditores de controle interno Ana Luiza Cruz, Wescley Silva, Daniel Costa, Ernani Lima e José Ananias e pela PMCE, Cel. Asmenha Torquato, Cel. Kilderlan Sousa, Cel. Marcelo Abreu, Ten. cel. Clauber Melo, Ten. Cel. Demetrius Castro.

Qual foi o objetivo do trabalho realizado na PM?
O trabalho realizado pela CGE objetivou avaliar o processo de policiamento ostensivo motorizado com foco nos aspectos de governança, gestão de risco e controles internos, visando aprimorar e agregar valor às operações da PM.
O trabalho realizado na PM faz parte de auditorias-piloto realizadas em processos finalísticos dos órgãos e entidades do poder executivo, a partir da metodologia implementada com base em riscos, a qual visa o alinhamento às normas internacionais de auditoria interna e a implementação do modelo IA-CM na CGE.

Reunião Conjunta de Soluções
O orientador da célula de auditoria de desempenho, Wescley Silva, enfatizou que a reunião resultou no debate propositivo da equipe de auditoria com os gestores responsáveis pelo processo, momento em que o foco foi encontrar soluções conjuntas para implementar melhorias de forma a impulsionar a visão de risco no processo e fortalecer seus controles internos, almejando a melhoria do serviço para a sociedade cearense.

Propósito da Auditoria Interna Governamental
Auditoria Interna Governamental é uma atividade independente e objetiva que presta serviços de avaliação e de consultoria, com o propósito de agregar valor e aprimorar a atuação dos órgãos e entidades do Poder Executivo, auxiliando-os no alcance de seus objetivos, com a melhoraria dos processos de governança, gerenciamento de riscos e controles internos.