CGE apresenta o Sistema de Gestão da Qualidade e o Modelo de Capacidade de Auditoria Interna para técnicos da Auditoria-Geral do SUS

5 de junho de 2023 - 16:18

O encontro teve como foco a troca de experiências, sobre as atividades de auditoria interna e do Sistema de Gestão da Qualidade da CGE

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE/CE) recebeu, na última segunda-feira (05), representantes da Auditoria-Geral do Sistema Único de Saúde (AUDSUS) que atuam em Brasília/DF. O encontro teve como foco a troca de experiências entre as duas instituições, sobre as atividades em desenvolvimento na auditoria interna e do Sistema de Gestão da Qualidade da CGE.

A coordenadora-geral de Auditorias Especiais da AUDSUS, Aparecida Medeiros, explicou a escolha da CGE para a realização da visita técnica: “A AUDSUS criou a Coordenação Geral de Avaliação, Qualidade e Auditorias Especiais. Em virtude disso, nós começamos a buscar instituições reconhecidas como referência no país, que tenham despontado com experiências exitosas. Em nossos estudos, a CGE/CE foi apontada como uma dessas instituições, já que possui uma experiência com o Sistema de Gestão da Qualidade, sendo inclusive certificada pela norma internacional ISO 9001”.

Também presente na reunião, a coordenadora de Auditoria da Qualidade da AUDSUS, Edna Magali, destacou a importância da troca de experiências: “considerando a relevância que a auditoria do Sistema Único de Saúde tem para o cidadão, o nosso objetivo com a visita foi buscar melhorias para que realmente o trabalho da auditoria impacte de forma positiva na vida dos cidadãos que depende das políticas públicas de saúde. A visita também teve grande relevância, porque além do Sistema de Gestão da Qualidade da CGE/CE, nós pudemos conhecer o Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM) adotado pela CGE/CE”.

Estiveram presentes na reunião técnica que orientou a visita, representando a CGE/CE, o secretário de Estado Chefe, Aloísio Carvalho, o secretário executivo, Marconi Lemos, o secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna, Marcelo Monteiro, o coordenador de Desenvolvimento Institucional e Planejamento, Otacílio Júnior, a coordenadora de Auditoria Interna, Ana Luiza Felinto, além da técnica em Desenvolvimento Institucional, Elane Galdino.

Já representando a AUDSUS, participaram ainda coordenadora-geral de Inovação e Promoção, Adelina Feijão, e o técnico Renaldo da Coordenadoria de Auditorias Especiais.