CGE entrega gestão da Carta de Serviço do Cidadão para a Seplag

11 de setembro de 2023 - 15:43

O sistema passou por um processo de modernização de 2.178 serviços, conduzido pela CGE

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) promoveu a entrega oficial da Carta de Serviços do Cidadão à Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado (Seplag), na última quarta-feira (07). O sistema estava sob gerência da CGE desde 2019 para atualização e modernização de serviços. Mais uma ação para facilitar o acesso dos cidadãos cearenses aos serviços ofertados pelo Governo do Estado do Ceará.

O secretário executivo da CGE, Marconi Lemos, fez questão de destacar a importância do momento. “O trabalho que realizamos tem como base criar instituições fortes e confiáveis por meio de ações de controle geradoras de eficiência. Isso inclui a interação com os cidadãos, encurtando as distâncias de acesso aos serviços públicos oferecidos pelo Governo do Estado do Ceará. Nesse sentido, a CGE gerenciou e trabalhou na melhoria da Carta de Serviços que retornou à gestão da SEPLAG, disponibilizada de forma ampla, tempestiva, com linguagem simples, foco no cidadão e informações atualizadas”.

“Parabenizo a equipe da CGE que esteve envolvida nessa importante missão e que continuará o seu trabalho focado em orientação, avaliação e consultoria, sempre objetivando melhorar a qualidade dos serviços públicos ofertados à sociedade”, frisou o secretário.

Melhorias

Ao todo, durante o processo de modernização da Carta de Serviços do Cidadão, foram atualizados 2.178 serviços ofertados pelo Estado, por meio de 61 órgãos e entidades e 74 unidades de saúde.

A orientadora da Célula de Monitoramento das Demandas da Sociedade, Caroline Gabriel, explicou um pouco sobre o processo de atualização realizado. “Realizamos inúmeras melhorias no sistema Carta de Serviços no intuito de deixá-lo funcionando para receber as informações dos serviços, cadastrados por servidores e colaboradores, bem como estar apto a realizar as consultas pela população. Também foi feito melhorias no layout da página de consulta do cidadão”.

O trabalho de modernização da Carta de Serviço foi realizado pela CGE, como o apoio da Seplag e do Laboratório íris, junto as ouvidorias dos demais órgãos e entidades.

Estiveram presentes na reunião de entrega da Carta de Serviços, a secretária da Seplag, Sandra Machado, o secretário executivo da CGE, Marconi Lemos, o secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da CGE, Marcelo Monteiro, e o secretário de Gestão e Governo Digital, Auler Gomes.

Participaram também do momento, membros da equipe responsável pela modernização da Carta, composta pela coordenadora de Ouvidoria da CGE, Larisse Moreira, pela orientadora de celular, Caroline Gabriel, e pelos técnicos Natália Maroso, João Henrique Fernandes e Bárbara do Vale, e ainda técnicos da Seplag, responsáveis por assumir o serviço.