CGE divulga balanço dos números de transparência do Estado

17 de outubro de 2023 - 15:08

Os dados apresentados foram coletados de 1º de janeiro a 30 de setembro por meio do Ceará Transparente

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) está divulgando, nesta terça-feira (17), um balanço dos números de transparência do Governo do Estado do Ceará dos últimos nove meses de 2023.

A plataforma Ceará Transparente registrou de 1º de janeiro a 30 de setembro, pouco mais de 1,5 milhões de acessos. Já o Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) foi responsável por receber 11 mil solicitações de informação.

Para o articulador de Ética e Transparência da CGE, Caio Petrônios, os números são um reflexo da mudança na cultura dos cidadãos, que cada vez buscam participar mais da administração pública.

“É incrível ver números tão expressivos em plataformas e serviços ligados à Lei de Acesso à Informação no Ceará, porque isso representa uma mudança muito grande na forma como o cidadão está exercendo sua cidadania, reconhecendo cada vez mais seus direitos e deveres como cidadãos”, pontuou.

Ceará Transparente

De janeiro a setembro de 2023, a plataforma recebeu um total de 816.836 cidadãos, que acessaram páginas com informações sobre licitações, contratos, receitas e despesas e servidores do Estado. O gráfico abaixo, aponta para o registro realizado mês a mês ao longo do ano.

Serviço de Informação ao Cidadão

Já os dados ligados ao SIC, responsável por receber 11.654 solicitações de informação ao longo dos últimos nove meses, apontaram para as cinco setoriais do Estado que mais foram acionadas. A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) ficou em primeiro lugar, com um total de 5.247 solicitações de informação. Confira o ranking abaixo:

Atualmente, o Governo do Estado do Ceará conta com 64 Comitês Setoriais de Acesso à Informação, responsáveis por receber solicitações de informações dos cidadãos ligadas aos órgãos e entidades do Poder Executivo.