Ceará é novamente destaque em transparência pública no país

13 de novembro de 2023 - 14:59

 

O Governo do Ceará foi reconhecido novamente, em cenário nacional, pela transparência pública em sua administração. O Estado foi avaliado com o índice de 95,35% de transparência em pesquisa ligada ao Programa Nacional de Transparência Pública, promovido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon), pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e pelo Tribunal do Estado de Mato Grosso (TCE-MT).

O resultado da pesquisa, publicado no Radar da Transparência Pública, foi obtido por meio da avaliação de dados de transparência contemplando Portais das unidades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e os Órgãos Ministério Público, Tribunal de Contas e Defensoria Pública, das esferas Federal, Estadual, Distrital e Municipal.

Com base nas avaliações e no índice de transparência, os entes e seus portais são classificados nas categorias diamante, ouro, prata, intermediário, básico, inicial ou inexistente. No que concerne às esferas Estadual e Distrital foram avaliados os 27 Portais de Poder Executivo dos Estados e o do Distrito Federal. Na pesquisa realizada este ano, o Governo do Estado do Ceará obteve a pontuação da categoria Diamante.

Saiba mais

O resultado da pesquisa foi divulgado durante o seminário “Transparência em foco: controle e participação social”, realizado em Brasília, nesta segunda-feira (13). O evento foi organizado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil, com o apoio dos Tribunais de Contas da União (TCU) e do Estado do Mato Grosso (TCE-MT).

Como órgão responsável pela ferramenta de transparência ativa do Estado do Ceará e por gerenciar o Sistema de Transparência do Poder Executivo Estado, a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), participou do evento, representada pelo secretário de Estado Chefe, Aloísio Carvalho.

Imagem: Atricon