CGE se reúne com Secretaria da Igualdade Racial (SEIR) para orientações sobre Heteroidentificação Étnico-Racial

19 de janeiro de 2024 - 14:25

A CGE realizará processo seletivo de estagiários com a reserva de cotas para negros

Dando mais um passo em direção à implementação de ações de promoção de igualdade racial na pasta, o secretário de Planejamento e Gestão Interna da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), Marcelo Monteiro, se reuniu com a secretária da Igualdade Racial, Zelma Madeira, para receber orientações para a realização do processo seletivo de estagiários de nível superior com a reserva de cotas para negros e pardos.

Conforme orientações da Secretária Zelma Madeira, a constituição da Comissão Ordinária de Heteroidentificação Étnico-Racial e da Comissão Recursal deve contar com a participação de pessoas com formação e conhecimento específico sobre a aplicação das políticas afirmativas. A Heteroidentificação Étnico-Racial constitui uma etapa do processo seletivo e compete à Comissão avalizar que o acesso às vagas reservadas para os negros e pardos sejam utilizadas pelas pessoas a quem são realmente destinadas.

“A reunião foi fundamental para garantir segurança ao processo seletivo e o direito de acesso aos participantes que se autodeclaram negros e pardos, pois a escolha dos membros das Comissões de Heteroindentificação Étnico-Racial deve respeitar os critérios culturais, técnicos e jurídicos, devendo ser composta por profissionais especializados na temática”, destacou Marcelo Monteiro.

Com a realização de seu primeiro processo seletivo de estágio com cota racial, a CGE busca fortalecer ações afirmativas do Estado, em busca de um Ceará mais justo, que vise uma sociedade mais igualitária.

Também participaram da reunião a Orientadora da Célula de Ações Afirmativas da Secretaria da Igualdade Racial, Kaiany Vasconcelos, e, pela CGE, os Auditores de Controle Interno, Agláio Soares e Anastácia Santos, além da colaboradora da área de Gestão de Pessoas, Janaína Silva.