CGE promove evento para tratar sobre a valorização e padronização da atividade de auditoria interna

24 de maio de 2024 - 14:56

Nesta sexta-feira (24), auditores de controle interno dos poderes executivo estadual, legislativo e judiciário, além de representantes da defensoria pública, reuniram-se no 58º Fórum Permanente de Controle Interno. O evento, promovido pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), teve como objetivo promover a valorização e padronização da atividade de auditoria interna.

O Fórum contou com a presença de diversas autoridades que prestigiaram o encontro, incluindo o secretário de Estado Chefe da CGE, Aloísio Carvalho, o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Rholden Queiroz, a controladora da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), Silvia Correia, e o secretário executivo da CGE, Marconi Lemos.

Durante o evento, foram discutidas estratégias para fortalecer a auditoria interna e sua integração entre diferentes órgãos. Três painéis distintos abordaram temas essenciais para a prática da auditoria interna.

O primeiro painel, “A Atuação em Rede como Instrumento de Integração e Fortalecimento da Auditoria Interna”, contou com a participação da controladora da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), Silvia Correia, do controlador do Tribunal de Contas do Estado, Eugênio de Castro, do controlador da Câmara Municipal de Maracanaú, Janyo Argentino, e da controladora do Município de Aracati, Mariana Costa

O segundo painel, “Estratégias para o Fortalecimento da Auditoria Interna no Poder Executivo Estadual”, destacou a importância da colaboração entre diferentes entidades do Estado. Participaram do momento, representes das auditorias internas da CGE, Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), e da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh)

Encerrando o evento, o painel “IA-CM como Ferramenta de Gestão da Auditoria Interna” trouxe insights valiosos sobre a utilização do modelo IA-CM para aprimorar a gestão da auditoria interna. Participaram o auditor da CGE-PB e presidente da Câmara Técnica IA-CM do Conaci, Rodolfo Serrano, o representante da Auditoria Interna da Alece, Édipo Henrique Pessoa, e a coordenadora de Auditoria Interna da CGE-CE, Ana Luiza Cruz.

O 58º Fórum Permanente de Controle Interno proporcionou um ambiente de aprendizado e troca de experiências, reforçando o compromisso da CGE em aprimorar a qualidade da gestão pública por meio da valorização e padronização das práticas de auditoria interna.