CGE promove debate sobre ética e o uso da inteligência artificial
23 de agosto de 2024 - 14:21
O evento teve com foco debater a relevância da ética na aplicação da inteligência artificial, com ênfase no setor público
Nesta sexta-feira (23), a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), por meio de sua Comissão Setorial de Ética Pública, promoveu o Ciclo de Palestras “Ética e Modelos de Inteligência Artificial”. O evento contou com a participação de gestores e profissionais da CGE, além de membros das Comissões Setoriais de Ética Pública do Estado do Ceará, que se reuniram para debater a relevância da ética na aplicação da inteligência artificial, com ênfase no setor público.
O primeiro palestrante, Alexandre Lobo, Chefe do Departamento de Administração de Empresas e Coordenador de Pesquisa na Faculdade de Negócios e Direito da Universidade de São José, em Macau, destacou aspectos éticos a serem observados no uso da Inteligência Artificial e enfatizou a importância de parâmetros que assegurem o uso ético e responsável dessas tecnologias.
Em seguida, Carlos Henrique Sousa, analista de Sistemas do Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO), abordou o tema ‘Uso da IA para Identificação Digital de Cidadãos’, trazendo exemplos de como a inteligência artificial auxilia na identificação dos cidadãos.
O evento também contou com a participação do professor José Maria Monteiro, do Departamento de Computação da Universidade Federal do Ceará (UFC), discutiu a ‘Regulamentação da Inteligência Artificial’. Ele destacou a necessidade de diretrizes claras para o uso da IA, garantindo que os princípios éticos sejam observados em todas as etapas do processo.
Encerrando o ciclo de palestras, Nauber Gois, auditor de Controle Interno na área de Tecnologia da Informação e Comunicação da CGE, apresentou a palestra ‘Realidade e Ficção’. Ele convidou os participantes a refletirem sobre os limites entre o possível e o imaginável no uso da inteligência artificial, provocando uma análise crítica sobre como a auditoria pode contribuir para o uso dessa tecnologia.