CGE e Semace definem o processo objeto da consultoria em gestão de risco na pasta ambiental

5 de setembro de 2024 - 15:55

O trabalho em questão terá como objetivo promover a implementação do gerenciamento de riscos, incluindo o aprimoramento dos controles internos da Semace no que tange o serviço de Apuração de Denúncias Ambientais

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) e a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) realizaram, nesta quinta-feira (05), uma reunião de alinhamento para definir o processo objeto da consultoria em gestão de riscos, que está sendo realizada  pela CGE em parceria com a Semace.

A equipe de consultoria apresentou e discutiu o ranking dos processos da Semace com o superintendente Carlos Alberto Mendes, visando a definição do processo para implementação da metodologia do gerenciamento de risco com apoio da consultoria. Como resultado da reunião, ficou definido pelo titular da Semace que o processo a ser trabalhado o gerenciamento de risco é o processo de apurar denúncias ambientais.

A consultoria vai auxiliar a implementação do gerenciamento de riscos na Semace a partir do processo de Apuração de Denúncias Ambientais. Com a implementação do gerenciamento de riscos nesse processo, a expectativa é que após a consultoria a Semace possa replicar a metodologia para outros processos relevantes e com isso consolidar a cultura de gestão de risco no órgão ambiental em alinhamento com normativos estaduais sobre a temática.

O objetivo principal dessa consultoria é garantir maior eficiência em todas as etapas do serviço de apuração, desde a recepção até o encaminhamento das denúncias, passando pela triagem e análise. A expectativa é que, com o suporte da CGE, a Semace consiga otimizar seus procedimentos, garantindo respostas mais ágeis e assertivas às demandas ambientais, promovendo uma gestão pública mais eficaz e transparente.

A reunião de alinhamento, realizada na sede da Semace, contou com a participação do superintendente Carlos Alberto Mendes e do assessor de Desenvolvimento Institucional, Edilson Holanda. As apresentações técnicas foram conduzidas pela auditores de controle interno da CGE, Wescley Silva, Thiago Mesquita e Ernani Lima.

A parceria entre as duas instituições marca o início de uma colaboração que promete reforçar a capacidade da Semace de atuar em seu processo de Apuração de Denúncias Ambientais, com base em uma gestão de riscos mais robusta e bem estruturada.

Vale reiterar, que ainda como parte da parceria, a CGE vem capacitando os profissionais da Semace quando a implementação de gestão de riscos como estratégia de atuação para o aperfeiçoamento da gestão administrativa do Estado.

*Texto com imagens da Ascom da Semace.