CGE Qualidade de Vida destaca a importância da valorização do papel da mulher no ambiente de trabalho

16 de maio de 2025 - 16:03

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE) realizou, nesta quinta-feira (16), a primeira edição do projeto CGE Qualidade de Vida 2025. O evento foi uma homenagem ao Dia das Mães e teve como tema “Mulher e trabalho: entre conquistas e desafios invisíveis”.

A programação reuniu servidores e colaboradores para refletir sobre a realidade das mulheres no ambiente profissional, abordando os avanços já conquistados e  os desafios que ainda existem.

A abertura foi conduzida pelo secretário executivo da CGE, Marconi Lemos, que destacou a importância de reconhecer e valorizar as múltiplas jornadas das mulheres, especialmente das mães, que conciliam, com garra e dedicação, a vida profissional e pessoal.

O painel temático com o mesmo enfoque do evento foi enriquecido pelas participações de Ana Zélia Cavalcante, coordenadora jurídica da CGE, advogada, diretora de pesquisa do IBDFAM-CE e professora universitária; Jidlaffe Rodrigues, coordenador de Desenvolvimento Institucional da Secretaria do Trabalho (SET), com ampla experiência nas áreas de política do trabalho e de gênero; e Juliana Lima, coordenadora de Autonomia Econômica da Secretaria das Mulheres do Estado do Ceará, cuja atuação é voltada ao fortalecimento das políticas públicas para mulheres.

Os painelistas compartilharam vivências e reflexões sobre os avanços já conquistados, como a ampliação da presença feminina em cargos de liderança, e também sobre os desafios que ainda persistem, como a desigualdade de oportunidades e a sobrecarga emocional enfrentada por muitas mulheres.

Coral Tocando a Vida

Um dos momentos mais emocionantes do evento foi a apresentação do Coral Tocando a Vida, da Associação Estação da Luz. O grupo, formado por crianças e jovens do município de Eusébio, encantou o público com canções que exaltam a esperança, a inclusão e os valores humanos. Com 20 anos de atuação, o projeto transforma vidas por meio da música, atendendo gratuitamente jovens em situação de vulnerabilidade social.

A primeira edição do CGE Qualidade de Vida 2025 marca o início das atividades do projeto neste ano, reafirmando o compromisso da instituição com o bem-estar de seus colaboradores e com a valorização das mulheres no serviço público.