CGE promove 67º Fórum de Controle Interno e destaca o papel estratégico da nova auditoria na governança pública

13 de novembro de 2025 - 15:20

O fortalecimento da governança pública e o papel estratégico da nova auditoria interna foram o foco das discussões do 67º Fórum Permanente de Controle Interno, promovido pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), nesta quinta-feira (13). Com o tema “Governança Pública e a Nova Auditoria Interna: Construindo Confiança e Gerando Valor”, o evento reuniu mais de 100 gestores e especialistas do setor público para debater práticas e perspectivas voltadas ao aprimoramento do controle interno. 

A abertura foi conduzida pelo secretário executivo da CGE, Marconi Lemos, que destacou o momento de transformação vivido pela atividade. “A auditoria vive hoje um novo cenário, voltado para o futuro. Precisamos de profissionais e gestores preparados para pensar de forma estratégica, com propósito e impacto. A auditoria interna deve gerar resultados positivos, contribuindo para a melhoria dos processos e o fortalecimento das instituições”, ressaltou. 

Discussões técnicas

O primeiro painel, “A Auditoria Interna no Fortalecimento da Governança e da Prestação de Contas”, contou com a participação do coordenador de Auditoria Interna Governamental da CGE, Bruno Lôbo, e da superintendente de Auditoria Interna da Cagece, Viviane Vasconcelos. A mediação foi conduzida pelo secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da CGE, Marcelo Monteiro. Os painelistas destacaram a importância da auditoria como instrumento de integridade, confiança e aprimoramento da gestão pública. 

Na sequência, o painel “Riscos e Controles: Ferramentas Essenciais para a Gestão Moderna” abordou o papel estratégico dos mecanismos de governança na antecipação de riscos e na promoção de decisões baseadas em evidências. Participaram o coordenador da Assessoria de Controle Interno da Sefaz, Thiago Alves, e a gerente de Governança, Riscos e Conformidade da Cagece, Michele Aguiar. A moderação ficou a cargo da coordenadora da Assessoria de Controle Interno e Ouvidoria da CGE, Lariça Loiola. 

Encerrando o evento, o painel “Como gestores e auditoria interna podem construir resultados juntos” reforçou a importância da cooperação entre áreas estratégicas do Estado. O debate contou com o perito-geral adjunto da Pefoce, Átila Einstein; a secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna da Sedih, Ana Aragão; e o secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da Sefaz, Guilherme França. A mediação foi conduzida pelo secretário executivo da CGE, Marconi Lemos.