Membros da Comissão Organizadora Estadual da Consocial foram empossados

22 de agosto de 2011 - 03:00

A ação ocorreu na primeira reunião do grupo, nesta segunda (22)

Com o objetivo de sensibilizar e integrar a Comissão Organizadora Estadual (COE) da 1ª Conferência Estadual sobre Transparência e Controle Social – 1ª Consocial, a Vice-Governadoria organizou um encontro para reunir os membros da COE e dar-lhes as diretrizes da Conferência. Durante o evento, o Vice-Governador e presidente da Conferência Estadual, Domingos Filho, realizou o ato de posse da Comissão, tornando-a oficialmente parte integrante e responsável pelo evento estadual.

Além de discursar sobre a importância da sociedade civil no acompanhamento e controle da gestão pública, Domingos Filho ressaltou a necessidade de realização de um evento como a Consocial. “Temos aqui uma grande oportunidade de legitimar a sociedade como agente fiscalizador e parceiro do governo no combate à corrupção. Essas conferências trarão um enorme ganho aos municípios, estados e, consequentemente, ao país”, afirmou o presidente.

O Controlador e Ouvidor Geral do Estado e coordenador da Consocial, João Alves de Melo, fez a apresentação técnica do evento, abordando conceitos, metodologia e quantitativo de delegados das municipais. “Os estados brasileiros estão preparando conferências regionais, ao passo em que o Ceará ousa e convoca conferências municipais. Ao todo, esperamos 2.200 delegados eleitos nas 184 Consociais Municipais”, destacou.

As reuniões regionais de mobilização, que começaram ainda durante o Planejamento Plurianual 2012-2014 (PPA), continuam a ocorrer. A meta é percorrer todas as regiões do Estado e mobilizar o poder público e a sociedade civil para a realização da Consocial. Nos dias 02 e 03 de setembro, haverá um encontro com os articuladores regionais. Momento em que os participantes terão oportunidade de viver uma conferência municipal antes de sua realização oficial. Todos os membros da COE foram convidados a participar e a se disporem como palestrantes.

A COE é composta por 27 órgãos e entidades, sendo oito instituições do poder público, 15 da sociedade civil e três de conselhos de políticas públicas. Um dos principais objetivos da Comissão é a promoção, incentivo e divulgação do debate e desenvolvimento de novas ideias sobre a participação social no acompanhamento da gestão pública.

Estiveram presentes à reunião 35 participantes, entre membros da COE e entidades convidadas.

22.08.11

Kélia Jácome – Assessora de Comunicação ( kelia.jacome@cge.ce.gov.br / 85 3101.3474)

Greta Frota – Assistente de Publicidade e Redação ( greta.frota@cge.ce.gov.br / 85 3101.3474)