Consocial é convocada em mais de 160 municípios cearenses

13 de janeiro de 2012 - 03:00

A Conferência já foi realizada em 88 municípios e agendada em 74 deles

A I Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social – I Consocial foi convocada em 162 dos 184 municípios cearenses. O levantamento foi feito pela Comissão Organizadora Estadual (COE) e contabilizou as Conferências convocadas até esta última sexta-feira, dia 13 de janeiro. Dos 162 municípios, 88 já realizaram a Conferência e 74 deles já possuem data agendada.

As cidades cuja convocação da etapa municipal não foi realizada pelo Poder Executivo Municipal no prazo previsto, a sociedade civil poderá fazê-lo até 60 dias antes da realização da Conferência Estadual, que acontecerá nos dias 2 e 3 de março de 2012.

A convocação da Conferência Municipal pela sociedade civil deverá ser realizada por três ou mais entidades em conjunto, e atender requisitos que podem ser encontrados no Portal da Consocial Nacional.

Nas Conferências Municipais são debatidas e aprovadas as propostas e eleitos os delegados que serão encaminhados para a etapa Estadual. A estimativa é que a Consocial Estadual conte com 2.200 delegados eleitos nas Conferências Municipais, 27 membros da Comissão Organizadora Estadual e 73 convidados.

A I Consocial tem como tema central: “A Sociedade no Acompanhamento e Controle da Gestão Pública” e o objetivo principal de promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública, contribuindo para um controle social mais efetivo e democrático.

13.01.12

Kélia Jácome – Assessora de Comunicação ( kelia.jacome@cge.ce.gov.br / 85 3101.3474)

Flávia Salcedo – Assistente de Publicidade e Redação ( flavia.salcedo@cge.ce.gov.br / 85 3101.3474)