Experiência da Ouvidoria é apresentada no 2º Seminário Nacional de Redes Sociais e e-Gov

23 de julho de 2013 - 13:33

No seminário, a CGE apresentou a utilização das redes sociais como ferramentas de atendimento no Governo do Ceará

Mais tempestividade no atendimento às demandas, proximidade com os usuários da internet, recebimento de demandas espontâneas. Essas são alguns dos aspectos positivos da presença da Ouvidoria do Estado do Ceará nas redes sociais – facebook e twitter. A iniciativa de realizar atendimentos aos cidadãos por meio das ferramentas foi apresentada no primeiro dia do II Seminário Nacional de Redes Sociais e e-Gov, que aconteceu em Florianópolis, Santa Catarina, nos últimos dias 18 e 19. A palestra “As redes sociais como ferramentas de atendimento do Governo do Estado do Ceará às demandas da sociedade” foi apresentada pelo Secretário Executivo da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), Paulo Roberto Nunes. 

Durante a palestra, o Secretário Executivo da CGE falou sobre o funcionamento das redes sociais da Ouvidoria. “As ferramentas de atendimento nas redes sociais possibilitaram a Ouvidoria do Estado um maior conhecimento das demandas que surgem de maneira espontânea, sendo possível identificar necessidades ou dúvidas da população que normalmente não chegam por meio dos canais mais tradicionais de comunicação com o Governo”, explicou. 

Após a apresentação, o palestrante participou do debate “Papel das Ouvidorias nas Redes Sociais – Desafios e Oportunidades”, com representantes da Ouvidoria do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, da Ouvidoria Geral do Estado de Santa Catarina e do Urbotip (aplicativo de compartilhamento de questões sobre as cidades). 

Sobre o evento 

O seminário é um evento multitemático, pensado para agentes públicos e estudiosos da Administração Pública que reconhecem a importância da utilização das redes sociais na melhoria do relacionamento e prestação de serviços ao cidadão como forma de viabilizar a transparência na gestão pública. O encontro promoveu o debate e aprendizado acerca da utilização das redes sociais, mídias digitais e novas tecnologias por instituições públicas para fornecer melhores serviços e informações aos cidadãos. 

Saiba Mais 

No primeiro ano de atendimento das ferramentas, foram encaminhadas 107 manifestações para apuração no Sistema de Ouvidoria (SOU), sendo 63 registradas pelo Facebook e 44 via Twitter.  

Utilizados desde 18 de abril de 2012, os canais de atendimento nas redes sociais seguem os procedimentos e regulamentações existentes para os demais canais de acesso à Ouvidoria. As demandas dos cidadãos recebidas através do Twitter ou do Facebook são cadastradas por técnicos da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) no Sistema de Ouvidoria (SOU), onde é gerado um número de protocolo e uma senha para o acompanhamento da demanda pelo cidadão, e  encaminhadas para os órgãos e entidades do governo responsáveis pelo assunto em questão.  

Os dois canais de atendimento pelas redes sociais se juntaram aos já existentes: telefone gratuito 155; site www.ouvidoria.ce.gov.br; e atendimentos presenciais nos órgão e entidades do Governo e no Núcleo de Atendimento a Pessoas Idosas (praça Luiza Távora, em Fortaleza). 

Canais de atendimento da Ouvidoria:
155 (telefone gratuito)
www.ouvidoria.ce.gov.br
www.twitter.com/OuvidoriaCeara
www.facebook.com/OuvidoriaCeara

23.07.2013
Assessoria de Comunicação da CGE
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