XVII Fórum Controle Interno trata da informatização da prestação de contas no Estado

29 de março de 2011 - 00:00

Evento reuniu diversos órgãos e entidades para tratar sobre as mudanças no sistema de controle interno

 

Com apresentações técnicas sobre instruções normativas, atividades e procedimentos relacionados à prestação de contas no Estado, palestrantes da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) falaram sobre a importância da participação coletiva e as inovações técnicas e processuais do Sistema e-Contas.

O Controlador João Melo abriu o Fórum e deu início às palestras com a pergunta: “quem de vocês faz controle interno?”, e concluiu: “todos nós fazemos controle interno em nossas casas, todos somos controladores”. Ao obter a confirmação do público, o controlador ressaltou: “é esse sentimento de responsabilidade que queremos instituir na população, para que todos possamos acompanhar e monitorar a organização do Estado”.

Ao avaliar a necessidade de interação e utilização do e-Contas, Marcelo Monteiro enfatizou que “a prestação de contas não é facultativa, é um princípio nacional”, já que todos os órgãos municipais, estaduais e federais têm o dever de tornar público suas receitas, débitos e investimentos.

O Tribunal de Contas do Estado (TCE), também presente no evento, é o responsável por detalhar os parâmetros a serem analisados, por ser o órgão que avalia e dá o parecer a cada instituição da administração pública estadual.

A exemplo do que já ocorre hoje com o Portal da Transparência, a CGE e o TCE pretendem refinar a tecnologia e transformar o e-Contas em um sistema de acompanhamento contínuo, para finalizar a prestação de contas ao final de cada ano. O e-Contas, além de descartar o uso de papel e contribuir para um ambiente ecologicamente correto, traz celeridade às atividades e agiliza as etapas desde a elaboração à finalização dos processos de prestação de contas.

Estiveram presentes além do Controlador e Ouvidor Geral do Estado, João Alves de Melo, a Controladora e Ouvidoria Geral Adjunta, Silvia Helena Correia, o Presidente da Empresa de Tecnologia da Informação (ETICE), Fernando Carvalho, o Secretário Adjunto do Desenvolvimento Agrário (SDA), Antônio Amorim, e o Coordenador de Ações Estratégicas da CGE, Marcelo Monteiro. Assistiram às palestras representantes dos órgãos que compõem o Governo do estado do Ceará.

Link para Página do Evento 

29.03.11

Assessoria de Comunicação

Kélia Jácome – Assessora de Comunicação (kelia.jacome@cge.ce.gov.br / 85 3101.3474)

Greta Frota – Assistente de Publicidade (greta.frota@cge.ce.gov.br / 85 3101.3474)