Secretário da CGE palestra sobre Ouvidoria durante Seminário Prefeitos Ceará 2018

6 de junho de 2018 - 10:03 # # #

O evento reuniu gestores e técnicos municipais para tratar sobre Governança e Transparência na gestão pública

Buscando conscientizar os gestores públicos municipais sobre a importância do controle social para a administração pública, o secretário de Estado Chefe da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), Flávio Jucá, palestrou, na tarde da última terça-feira (05), sobre a importância da Ouvidoria para o Estado, durante o Seminário Prefeitos Ceará 2018. Na ocasião, também esteve presente o secretário adjunto da CGE, Marconi Lemos.

“Para o Estado e para os gestores, a Ouvidoria tem um papel fundamental, ela funciona como uma espécie de medidor de qualidade de serviços. Quando o cidadão procura um dos canais de Ouvidoria para fazer uma solicitação ou até mesmo uma reclamação, ele está auxiliando os órgãos e secretarias estaduais a verificarem o andamento e a qualidade dos serviços que estão sendo prestados a população”, destacou Flávio Jucá.

Participando do painel V – Ouvidoria no Setor Público, o secretário falou ainda sobre a necessidade de preparar os servidores públicos para o novo cenário vivido no país. “Estamos vivenciando um período de mudanças no país, as palavras Transparência, Governança e Controle Social nunca estiveram tão em voga como agora. Nasce daí então, a necessidade de estarmos preparados para lidar com essas mudanças. Atualmente, o Estado do Ceará é apontado em rankings nacionais como um dos mais transparentes do país, mas ainda precisamos melhorar, pois, esse novo cenário exige um maior empenho por parte dos gestores, dos servidores e dos cidadãos”.

Participaram ainda no painel “Ouvidoria no Setor Público”, o Superintendente da Controladoria Regional da União – Regional Ceará, Roberto Vieira, o Ouvidor do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE), Davi Barreto, o presidente do Instituto Cearense de Direito Eleitoral (ICEDE) e o Editor Executivo do Jornal Diário do Nordeste, Rodrigo Santiago.

Saiba mais

O Seminário Prefeitos Ceará 2018 foi realizado nos dias 04 e 05 de junho, no Centro de Eventos do Ceará, como objetivo de promover o debate e o intercâmbio de boas práticas de gestão pública entre gestores e técnicos municipais.